Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMattos, Andre Sá de-
dc.contributor.authorSant'anna, Thiago Fernando Santos e-
dc.date.accessioned2016-02-24T12:28:23Z-
dc.date.available2016-02-24T12:28:23Z-
dc.date.issued2013-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8090-
dc.description.abstractNos últimos tempos, a comunicação com o público interno vem sendo estudada com grande profundidade. Esses estudos permitiram perceber que o tratamento adequado da matéria, em cada empresa, é de suma importância, pois, dependendo da vertente tomada, pode-se chegar a resultados positivos ou significativamente negativos. No primeiro caso, sabidamente a empresa obtém lucros com os resultados colhidos de seus funcionários por uma competente comunicação interna. Na segunda hipótese, é possível a comunicação interna deficiente contribuir firmemente para a falência de empreendimentos. No caso do presente trabalho, tendo como base a necessidade de compreensão dos processos de comunicação interna da matriz da AC Nielsen com os escritórios de campo, utilizou-se o escritório de Brasília como amostra, a fim de identificar possíveis falhas de comunicação e, em seguida, propor oportunidades de melhorias objetivando maior motivação dos funcionários. Em primeira instância, perceberam-se falhas graves na comunicação efetiva com o público interno, além da falta de impacto das informações repassadas ao escritório de Brasília. Na sequência, captou-se a existência de desmotivação entre os empregados, pois, segundo eles, não ocorre identificação com a empresa, nem há troca justa da sua mão de obra pela remuneração oferecida. Ao fim do trabalho, são apresentadas propostas para melhorar o relacionamento e incentivar a interação dos funcionários com as mensagens enviadas pela matriz, criando, assim, uma identidade motivadora entre funcionários e empresa mais profunda que a oferecida pelos ganhos salariais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-24T12:28:23Z No. of bitstreams: 1 51205452.pdf: 661094 bytes, checksum: 240133c564795c35ca5eb90b59485f23 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-24T12:28:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51205452.pdf: 661094 bytes, checksum: 240133c564795c35ca5eb90b59485f23 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPúblico internopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.titleA importância de uma boa comunicação interna da organização como forma de competitividade e motivacional: estudo de caso: AC Nielsen do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-24-
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Marketing e cadeia de valor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51205452.pdf645.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.