Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8178
metadata.dc.type: TCC
Title: Espaço ou pré-espaço das tiras de humor em livros didáticos de português para séries finais do ensino fundamental brasileiro
Authors: Santos, Liliane de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Ciarallo, Gilson
Abstract: Esta pesquisa fundamenta-se no estudo sobre a diversidade de gêneros textuais encontrados na atualidade, contudo especificamente tratar-se-á do gênero histórias em quadrinhos em formato de tiras. O espaço de fato concedido às tiras de humor encontradas em livros didáticos de Português para séries finais do Ensino Fundamental no Brasil é foco desta monografia. Para que se possa verificar como são as abordagens no que tange ao sentido e ao cômico no material didático buscar-se-á o método qualitativo, pois este permite que a investigação acerca das tiras proporcione o desvendar de seu funcionamento como discurso situado em um dado momento histórico. Procurar-se-á verificar se a relação entre o humor como elemento produtor de sentido e a compreensão nos livros são desconsiderados em relação à sua complexidade discursiva. Para isso, os livros didáticos servirão como fonte sobre a qual extrair-se-á recortes que funcionarão como recursos comprobatórios acerca de como são tratadas as tiras, ou seja, que função exercem nesses materiais.Enfatizar-se-á que o humor e a compreensão nem sempre tem importância central, pois as abordagens presentes nos livros analisados indicam que as tiras são usadas basicamente para: exemplificar e ensinar regras das estruturas linguísticas apenas.
Keywords: Tira
Humor
Espaço
Gênero textual
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8178
Issue Date: 2012
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50905762.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.