Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8178
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Espaço ou pré-espaço das tiras de humor em livros didáticos de português para séries finais do ensino fundamental brasileiro |
Authors: | Santos, Liliane de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ciarallo, Gilson |
Abstract: | Esta pesquisa fundamenta-se no estudo sobre a diversidade de gêneros textuais encontrados na atualidade, contudo especificamente tratar-se-á do gênero histórias em quadrinhos em formato de tiras. O espaço de fato concedido às tiras de humor encontradas em livros didáticos de Português para séries finais do Ensino Fundamental no Brasil é foco desta monografia. Para que se possa verificar como são as abordagens no que tange ao sentido e ao cômico no material didático buscar-se-á o método qualitativo, pois este permite que a investigação acerca das tiras proporcione o desvendar de seu funcionamento como discurso situado em um dado momento histórico. Procurar-se-á verificar se a relação entre o humor como elemento produtor de sentido e a compreensão nos livros são desconsiderados em relação à sua complexidade discursiva. Para isso, os livros didáticos servirão como fonte sobre a qual extrair-se-á recortes que funcionarão como recursos comprobatórios acerca de como são tratadas as tiras, ou seja, que função exercem nesses materiais.Enfatizar-se-á que o humor e a compreensão nem sempre tem importância central, pois as abordagens presentes nos livros analisados indicam que as tiras são usadas basicamente para: exemplificar e ensinar regras das estruturas linguísticas apenas. |
Keywords: | Tira Humor Espaço Gênero textual |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8178 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
50905762.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.