Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaiva, Claudia Gomes-
dc.contributor.authorSouza, Andreza Silva de-
dc.date.accessioned2016-02-26T17:54:20Z-
dc.date.available2016-02-26T17:54:20Z-
dc.date.issued2013-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8202-
dc.description.abstractOs textos vêm sofrendo grandes alterações no decorrer do tempo, e como são transmitidos por um meio dinâmico, a língua, que está em constante transformação, dificilmente encontramos aqueles constituídos somente pela modalidade escrita da língua, a linguagem escrita. Observa-se a ocorrência de diversas semioses: em um único texto, é possível encontrar vários modos de representação, tudo em função de transmitir a informação da melhor maneira, já que a atualidade exige que a comunicação seja feita de forma rápida e objetiva. Elemento essencial para essa transformação foi a tecnologia, e o predomínio do uso da internet como meio de comunicação destacou-se. Assim como todo gênero textual, esses textos, chamados de textos multimodais, devem ser ensinados em sala de aula. Isso deve ocorrer o mais cedo possível, pois as imagens que predominam nos textos precisam ser lidas e interpretadas, uma vez que fazem parte do texto. Os alunos precisam reconhecer que as imagens não estão ali por acaso, e os professores devem estar capacitados a apresentar esse novo gênero textual aos estudantes, pois já faz parte do cotidiano de todos, e por isso deve ser inserido em sala de aula como parte integrante do processo de letramento. Observações foram feitas em sala de aula nos momentos destinados à leitura e interpretação de texto, assim como análise dos livros didáticos e questionários com os principais envolvidos: alunos e professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T17:54:20Z No. of bitstreams: 1 51106478.pdf: 8656519 bytes, checksum: bcfcc1a36c2218bc5c5b1f85de27e7e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-26T17:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51106478.pdf: 8656519 bytes, checksum: bcfcc1a36c2218bc5c5b1f85de27e7e3 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleMultimodalidade aplicada aos textos didáticos: escolas preparadas?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-07-15-
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51106478.pdf8.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.