Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8202
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paiva, Claudia Gomes | - |
dc.contributor.author | Souza, Andreza Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T17:54:20Z | - |
dc.date.available | 2016-02-26T17:54:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8202 | - |
dc.description.abstract | Os textos vêm sofrendo grandes alterações no decorrer do tempo, e como são transmitidos por um meio dinâmico, a língua, que está em constante transformação, dificilmente encontramos aqueles constituídos somente pela modalidade escrita da língua, a linguagem escrita. Observa-se a ocorrência de diversas semioses: em um único texto, é possível encontrar vários modos de representação, tudo em função de transmitir a informação da melhor maneira, já que a atualidade exige que a comunicação seja feita de forma rápida e objetiva. Elemento essencial para essa transformação foi a tecnologia, e o predomínio do uso da internet como meio de comunicação destacou-se. Assim como todo gênero textual, esses textos, chamados de textos multimodais, devem ser ensinados em sala de aula. Isso deve ocorrer o mais cedo possível, pois as imagens que predominam nos textos precisam ser lidas e interpretadas, uma vez que fazem parte do texto. Os alunos precisam reconhecer que as imagens não estão ali por acaso, e os professores devem estar capacitados a apresentar esse novo gênero textual aos estudantes, pois já faz parte do cotidiano de todos, e por isso deve ser inserido em sala de aula como parte integrante do processo de letramento. Observações foram feitas em sala de aula nos momentos destinados à leitura e interpretação de texto, assim como análise dos livros didáticos e questionários com os principais envolvidos: alunos e professores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T17:54:20Z No. of bitstreams: 1 51106478.pdf: 8656519 bytes, checksum: bcfcc1a36c2218bc5c5b1f85de27e7e3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-26T17:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51106478.pdf: 8656519 bytes, checksum: bcfcc1a36c2218bc5c5b1f85de27e7e3 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | Multimodalidade aplicada aos textos didáticos: escolas preparadas? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-07-15 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51106478.pdf | 8.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.