Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8216
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A retextualização nos gêneros digitais: um estudo de caso das postagens do Ministério do Meio Ambiente no Facebook |
Authors: | Nascimento, Carine de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Edineide dos Santos |
Abstract: | O fenômeno das redes sociais é uma realidade mundial e representa uma mudança profunda no modo de comunicar e de compreender o mundo. Diante dessa recente realidade, o Governo Federal encontrou uma nova maneira de dar publicidade às suas ações e de aproximar-se dos cidadãos. Tendo em vista que o facebook é a rede social preferida dos brasileiros, o presente trabalho analisou o processo de retextualização encontrado especificamente nas postagens do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na referida rede. Verificou-se, por um lado, se as indicações do Manual de Orientação para Atuação nas Redes Sociais da Presidência foram seguidas e, por outro, evidenciou-se o papel do revisor de textos no gênero digital, propondo intervenções a partir de uma perspectiva multimodal. Para tanto, foram analisados sete posts do MMA, os quais comprovaram o surgimento de uma configuração frequente no ciberespaço: a retextualização líquida. Foram propostas intervenções a fim de tornar a linguagem mais adequada ao gênero. Entretanto, as modificações não afetaram profundamente o texto, uma vez que a revisão profissional visa aproximar-se ao máximo do original. Identificou-se a necessidade de incluir cumprimentos, padronizar os fechamentos, utilizar as hashtags estrategicamente entre outras. |
Keywords: | Facebook Gênero digital Retextualização |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8216 |
Issue Date: | 2-Jun-2014 |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51206751.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.