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dc.contributor.advisorMacedo, Denise Silva-
dc.contributor.authorSantos, Fabiana Bandeira dos-
dc.date.accessioned2016-02-29T11:46:21Z-
dc.date.available2016-02-29T11:46:21Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8218-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva levantar as peculiaridades linguísticas e estruturais do gênero jornalismo econômico impresso. Esse estudo do noticiário econômico escrito revela que a produção de conteúdo promove uma série de ideologias, além de poder apresentar estrutura textual comprometida, o que se revela por meio da revisão textual. Atualmente, em um momento de grande crise econômica mundial, apenas uma pequena parte seleta da população consegue entender, de forma concreta, o que ocorre no mundo econômico. A linguagem econômica ainda é matéria privilegiada e hierarquizada. Entretanto, essa área é de extrema importância para a sociedade porque interfere diretamente na vida cotidiana das pessoas. Na contemporaneidade, a comunicação de massa é a principal forma de informação sobre o tema. Em outras palavras, a maior parte da população brasileira obtém informações econômicas, principalmente, por meio da televisão aberta, do rádio, da internet e dos jornais impressos. Contudo, é no jornalismo impresso que a população pode encontrar abordagens mais profundas sobre pautas relacionadas à economia. Dos grandes veículos de comunicação, o jornalismo escrito é o que aborda, com maior profundidade, os temas sociais porque é produzido com mais tempo e não considera o imediatismo da leitura um aspecto relevante. A fonte do jornalismo econômico se baseia, predominantemente, em análises feitas por renomados economistas brasileiros e por magazines internacionais. O jornalismo trabalha com uma linguagem extremamente técnica e rebuscada, além de ter de usar, periodicamente, a tradução, principalmente do inglês, para conseguir as informações mais importantes sobre a temática. Portanto, partindo do pressuposto de que o jornalismo tem a função básica de informar a realidade para a sociedade de forma clara, alcançando todos os tipos de público, este estudo visa a analisar dez textos jornalísticos de assuntos econômicos, retirados de renomados jornais impressos de grande circulação no país para investigar se tal intenção é alcançada. A metodologia utilizada foi a análise das matérias de acordo com os pressupostos da Análise do Discurso Crítica e da Revisão Textual. Assim, com este trabalho, concluiu-se que as matérias jornalísticas econômicas caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais, as quais são objeto de estudo desta pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-29T11:46:20Z No. of bitstreams: 1 51103178.pdf: 3590009 bytes, checksum: 1b2728d2c297fe87794a482c75319909 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectJornalismo econômicopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleA linguagem do jornalismo econômico impresso como discurso socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

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