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metadata.dc.type: TCC
Title: A percepção de diabéticos mellitus tipo 2: adesão medicamentosa e não medicamentosa
Authors: Silva, Sandra Araújo da
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Sergio Henrique de Souza
Abstract: O Diabetes Mellitus tipo 2 vem se destacando como uma das doenças crônicas mais comuns na atualidade, resultante da relação de fatores hereditários e ambientais caracterizados pela falta ou baixa produção de insulina. O DM tipo 2 pode ser prevenido e controlado, mas para que isso ocorra é necessário que o sujeito faça algumas adaptações em seu estilo de vida. Fatores relacionados a percepção do sujeito frente a doença podem contribuir com a baixa adesão ao tratamento, pois a maneira em que o sujeito percebe a doença e o sentido que atribui a ela possibilita o conhecer as dimensões do pensar, sentir e agir do sujeito frente a adesão ao tratamento. O objetivo deste estudo foi compreender como a percepção do sujeito sobre o DM tipo 2, pode estar relacionada com à adesão ao tratamento. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa. Participaram deste estudo cinco pessoas com DM tipo 2, de ambos os sexos, residentes no Distrito Federal. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, contendo questões para atender os objetivos da pesquisa. Por meio da análise dos depoimentos, foi observado que o diagnóstico de uma doença não foi algo tão assustador e que os participantes conseguiram promover mudanças em costumes cristalizados há algum tempo sem maiores sofrimentos. Apesar de não seguirem uma dieta alimentar prescrita por um profissional de saúde, demostraram estarem engajados em comportamentos de autocuidado, revelando também boa aceitação à realização diária de exercícios físicos e adesão adequada ao tratamento medicamentoso.
Keywords: Diabetes tipo 2
Modos de vida
Comportamento alimentar
Exercício físico
Adesão ao tratamento
Citation: SILVA, Sandra Araújo da. A percepção de diabéticos mellitus tipo 2: adesão medicamentosa e não medicamentosa. 2015. 65 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8241
Issue Date: Dec-2015
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