Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8713
metadata.dc.type: TCC
Title: Feminilidade, masculinidade, mídia e artes visuais
Authors: Araujo, Isabella Alves Alencar de
metadata.dc.contributor.advisor: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: Esse artigo visa analisar como a feminilidade e a masculinidade têm sido representadas na mídia atualmente na perspectiva de jovens adultos da classe média, residentes em Brasília, a partir de diálogos interdisciplinares com as artes visuais. Alicerçado à Psicologia Sociocultural e sua visão de como ocorre a construção das identidades sociais, este estudo aprofunda em temas como: sexismo no Brasil (e como este está ligado à homofobia) e como os participantes percebem os estereótipos dos gêneros binários e os padrões estéticos hegemônicos. Foi utilizado o método qualitativo de pesquisa e uma entrevista semiestruturada para analisar de modo aprofundado os significados atribuídos a fatores relacionados ao tema da pesquisa sob a visão dos participantes. O estudo analisou como são reproduzidos os valores de forma transgeracional e como os significados dados ao feminino e ao masculino moldam-se ao contexto sócio-histórico cultural atual; como os estudos sobre gênero tem avançado no mundo acadêmico e como na visão do senso comum ainda existe um vínculo com o essencialismo biológico; e qual a percepção dos indivíduos sobre os estereótipos sociais da feminilidade e masculinidade hegemônicas
Keywords: Feminilidade
Masculinidade
Arte visual
Estereótipo de gênero
Mídia brasileira
Citation: ARAUJO, Isabella Alves Alencar de. Feminilidade, masculinidade, mídia e artes visuais, 2016
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8713
Issue Date: 2016
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21268693.pdf406.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.