Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8715
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Ingrid de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-08T15:10:56Z | - |
dc.date.available | 2016-08-08T15:10:56Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Ingrid de Andrade. Gênero, sexualidade e diversidade na educação. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8715 | - |
dc.description.abstract | A partir da perspectiva sociocultural, a pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e crenças de profissionais da educação básica de ensino no contexto escolar, tanto da rede pública quanto da rede privada, acerca de questões de gênero, sexualidade e diversidade. Em termos metodológicos, participaram da pesquisa três professores e foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com cada um deles. Os resultados indicaram que, apesar da sociedade acreditar que há atividades a serem desempenhadas exclusivamente por homens e outras por mulheres, os participantes possuem uma visão mais progressista em relação à igualdade de gênero. Contudo no ambiente escolar, os participantes ainda tratam os alunos de forma diferenciada de acordo com o gênero. Enquanto percebem os meninos como mais “práticos”, as meninas devem ser mais “detalhistas”. Na discussão sobre a diversidade sexual, é notável que muitos não sabem lidar com essa questão. Ao mesmo tempo, possuem certa preocupação na maneira como sua fala chega até os pais dos alunos, o que muitas vezes gera um silenciamento sobre o assunto. Os resultados indicaram a necessidade de formação continuada dos professores acerca do tema, bem como a modificação dos materiais didáticos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sarah Ferreira (sarah.ferreira@uniceub.br) on 2016-07-28T13:32:03Z No. of bitstreams: 1 21342391.pdf: 264645 bytes, checksum: 5625821c04e7cad0f1e22ad1c145b92c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-08T15:10:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21342391.pdf: 264645 bytes, checksum: 5625821c04e7cad0f1e22ad1c145b92c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-08T15:10:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21342391.pdf: 264645 bytes, checksum: 5625821c04e7cad0f1e22ad1c145b92c (MD5) Previous issue date: 2016-08 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Prática discriminatória | pt_BR |
dc.title | Gênero, sexualidade e diversidade na educação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-08 | - |
dc.description.notas | Trabalho final da disciplina de Produção de Artigos do curso de Psicologia | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21342391.pdf | 258.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.