Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8715
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Gênero, sexualidade e diversidade na educação |
Authors: | Borges, Ingrid de Andrade |
metadata.dc.contributor.advisor: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | A partir da perspectiva sociocultural, a pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e crenças de profissionais da educação básica de ensino no contexto escolar, tanto da rede pública quanto da rede privada, acerca de questões de gênero, sexualidade e diversidade. Em termos metodológicos, participaram da pesquisa três professores e foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com cada um deles. Os resultados indicaram que, apesar da sociedade acreditar que há atividades a serem desempenhadas exclusivamente por homens e outras por mulheres, os participantes possuem uma visão mais progressista em relação à igualdade de gênero. Contudo no ambiente escolar, os participantes ainda tratam os alunos de forma diferenciada de acordo com o gênero. Enquanto percebem os meninos como mais “práticos”, as meninas devem ser mais “detalhistas”. Na discussão sobre a diversidade sexual, é notável que muitos não sabem lidar com essa questão. Ao mesmo tempo, possuem certa preocupação na maneira como sua fala chega até os pais dos alunos, o que muitas vezes gera um silenciamento sobre o assunto. Os resultados indicaram a necessidade de formação continuada dos professores acerca do tema, bem como a modificação dos materiais didáticos. |
Keywords: | Gênero Sexualidade Diversidade Formação de professor Prática discriminatória |
Citation: | BORGES, Ingrid de Andrade. Gênero, sexualidade e diversidade na educação. 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8715 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | PSI - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21342391.pdf | 258.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.