Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8910
metadata.dc.type: TCC
Title: Fidelização de clientes
Authors: Brito, Renata Antonio de
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, José Antônio Rodrigues do
Abstract: A realização deste trabalho monográfico teve como objetivo identificar a importância da Fidelização dos clientes e as ações desenvolvidas pela empresa no sentido de manter e atrair seus clientes, sempre se preocupando em acompanhar as inovações do mercado, pois com a globalização, as mudanças tecnológicas e o crescente aumento da concorrência, o marketing faz mais do que propaganda e divulgação, ele busca chamar clientes novos e fazer esse clientes fieis, não deixando de manter contato com eles e buscando sempre satisfazer as vontades dos seus clientes, nunca deixando a empresa perder um cliente antigo. Para verificação da hipótese foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica através do método dedutivo e o questionário, que possibilitou a confirmação da hipótese levantada neste trabalho. Foram apresentados os aspectos do Marketing, do Marketing de Relacionamento e de Fidelização, seus conceitos e suas características básicas. O questionário utilizado para confirmar a hipótese e reafirmar a importância das ferramentas de fidelização foi aplicado a dez empresas que foram escolhidas aleatoriamente. Assim, foi identificado a relevância dos clientes para a empresa, onde as ferramentas e as estratégias de Fidelização são necessárias para o conhecimento das necessidades de cada cliente e desta forma desenvolver ações no sentido de se alcançar os objetivos desejados, garantindo com que a empresa permaneça no mercado
Citation: BRITO, Renata Antonio de. Fidelização de clientes. 2005. 61 f. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8910
Issue Date: 2005
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20023437.pdf217.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.