Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8920
metadata.dc.type: Monografia
Title: Cybermarketing como ferramenta de fidelização de clientes: o caso Via Engenharia
Authors: Gi, Seung Yup
Abstract: A presente monografia analisa o tema do cybermarketing por meio de um estudo de caso, da Via Engenharia, uma empresa do ramo da construção civil. O trabalho investiga a importância do cybermarketing como ferramenta de fidelização de clientes por meio da construção de um canal de relacionamento entre a empresa e seus clientes finais, o que, no caso estudado, deu-se por meio de um portal oferecido pelo site da empresa, que promove a troca de informações e a disponibilização de serviços. Para melhor compreender o funcionamento deste portal, foram pesquisadas as ações necessárias à sua implantação e manutenção, desenvolvidas a partir dos conceitos de cybermarketing, cyberclientes, marketing one to one, marketing de relacionamento e fidelização de clientes. Além disso, foram coletadas informações documentais junto à Via Engenharia e ao site da empresa. O cybermarketing surge devido às mudanças no mercado relacionadas ao advento das novas tecnologias, que enfraqueceram as técnicas de marketing tradicional. Em meio a estas novas circunstâncias, as empresas deixam de promover suas marcas apenas das maneiras tradicionais para comunicar-se com seus clientes individualmente por meio internet, com o objetivo de fidelizá-los mediante um diferencial competitivo. Com vistas a manter a relação do cliente com a empresa em futuras negociações, a Via Engenharia implementou o programa de fidelização por meio do portal Meu Via, que visa a conhecer as expectativas dos cyberclientes a respeito de informações, serviços e benefícios disponibilizados no portal. Com isso, o conjunto das informações obtidas aponta para novos caminhos em relação a fidelização de clientes. Conclui-se que a importância do cybermarketing como ferramenta de fidelização deve-se, principalmente, à possibilidade de relacionamento mais preciso com o cliente, graças à agilidade no atendimento, que evita fluxos desnecessários de informação e reduz custos e carga de trabalho, tanto para empresa quanto para o cliente
Keywords: Cybermarketing
Fidelização de cliente
Cybercliente
Citation: GI, Seung Yup. Cybermarketing como ferramenta de fidelização de clientes: o caso Via Engenharia. 2008. 38 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8920
Issue Date: Aug-2016
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9901724.pdf207.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.