Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9030
metadata.dc.type: Monografia
Title: Efeito da piplartina sobre a fagocitose de formas promastigotas de leishmania amazonensis por macrófagos peritoneais de Camun-Dongos Swiss
Authors: Netto, Marcelo Henrique de Nóvoa
Abstract: Infecções hospitalares causadas por micro-organismos resistentes, além do surgimento de resis-tência contra várias doenças parasitárias como a tripanossomíase e a leishmaniose deixa claro que medidas contra a resistência necessitam de intervenções urgentes. Plantas da família Pipe-raceae são muito conhecidas na medicina popular contra dores, reumatismo e inflamações em geral. Substâncias extraídas de diversas partes das plantas do gênero Piper apresentam uma exce-lente ação microbicida e inseticida. Dentre essas substâncias encontra-se a piplartina, uma amida com comprovado efeito anti-protozoários, tornando-a um agente atrativo contra alguns micro-organismos como o Tripanosoma e a Leishmania, a exemplo. O objetivo deste trabalho é deter-minar o efeito da piplartina sobre a aderência de macrófagos e na fagocitose de formas promasti-gotas de Leishmania amazonenses por macrófagos peritoneais de camundongos swiss visando futuras aplicações biomédicas e biotecnológicas da piplartina. Observou-se neste trabalho, uma redução do percentual de macrófagos aderidos e infectados, ou não, às lamínulas com as diferen-tes concentrações de piplartina em relação ao controle. A piplartina parece ser um promissor princípio ativo e que parece possuir efeito na atuação no citoesqueleto do macrófago, podendo ser responsável pela diminuição da ação fagocitária do mesmo. Faz-se necessária a busca pelo melhor entendimento do princípio ativo para uma melhor elucidação seja contra a leishmania, seja contra a resposta imunológica do hospedeiro.
Keywords: Polipeptídeo
Leishmania
Piplartina
Ação microbicida
Polypeptide
Leishmania
Piplartine
Microbicide action
Citation: NÓVOA NETTO, Marcelo Henrique de. Efeito da piplartina sobre a fagocitose de formas promastigotas de leishmania amazonensis por macrófagos peritoneais de Camun-Dongos Swiss. 2016. 13 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9030
Issue Date: 4-Nov-2016
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21003680.pdf244.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.