Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9042
Tipo: TCC
Título: Depressão: mecanismos envolvidos, farmacoterapia e o papel do SUS
Autor(es): Monteiro, Lauar de Brito
Orientador: Oliveira, Ranieri Rodrigues de
Abstract: A depressão é um distúrbio psiquiátrico que afeta cerca de 5% – 8% da população mundial. O objetivo deste trabalho é descrever a depressão, apresentar seus mecanismos e formas de tratamento medicamentoso e o papel realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para essa revisão narrativa foi realizada uma busca de artigos publicados entre os anos de 2005 a 2015. Acredita-se que o transtorno depressivo caracterize-se pela hipoatividade de monoaminas no Sistema Nervoso Central (SNC), impedindo a finalização da sinapse. As drogas mais utilizadas no tratamento da depressão são: inibidores da monoamina oxidase (iMAOs), antidepressivos tricíclicos (ATCs) e inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs). A depressão impõe um desafio para a saúde pública, tendo em vista que a maioria dos pacientes é diagnosticada após buscar serviços de saúde para outra comorbidade. Além disso, a escassez de estudos de distúrbios psiquiátricos no Brasil dificulta a tomada de medidas preventivas.
Palavras-chave: Depressão
SUS
IMAOs
ISRSs
ATCs
Monoaminas
Citação: MONTEIRO, Lauar de Brito. Depressão: mecanismos envolvidos, farmacoterapia e o papel do SUS. 2016. 31 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9042
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:BMD - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
21336140.pdf511.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.