Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9051
metadata.dc.type: TCC
Title: Evidências da relação entre a colonização intestinal por Clostridium difficile e Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Authors: Marques, Isabella Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Fabíola Fernandes dos Santos
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno multifatorial influenciado por fatores genéticos e ambientais. Entre as complicações sofridas pelos autistas estão as desordens gastrointestinais e a deficiência imunológica que permitem a colonização pelo Clostridium difficile. Essa bactéria produz toxinas A e B e ácido propiônico. Essas toxinas e o ácido propiônico podem alcançar a circulação sistêmica, devido ao aumento da permeabilidade intestinal. O principal tratamento é o uso da vancomicina, porém seu uso frequente seleciona esporos resistentes. Algumas alternativas de tratamento são o transplante de fezes, o uso de probióticos e prebióticos e a vacinação. Este trabalho tem por objetivo verificar a propensão que o intestino de pacientes autistas tem de ser colonizado por Clostridium difficile, com base em uma revisão bibliográfica narrativa realizada com artigos publicados no período de 1997 a 2015.
Keywords: Autismo
Sistema gastrointestinal
Sistema imunológico
Toxinas A e B
Ácido propiônico tratamento
Citation: MARQUES, Isabella Bezerra. Evidências da relação entre a colonização intestinal por Clostridium difficile e Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2016. 18 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9051
Issue Date: 2016
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21352015.pdf347.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.