Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9077
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação das formulações teóricas de relações internacionais do Vietnã, tendo como base o pensamento de Ho Chi Minh, como teorização não ocidental de relações internacionais
Authors: Oliveira, Pedro de
Abstract: Este trabalho desenvolve uma pesquisa sobre a produção em Teoria de Relações Internacionais no Vietnã, baseado no estudo do pensamento político e teórico do líder vietnamita Ho Chi Minh como parte das Teorias de Relações Internacionais (TRIs) Não Ocidentais. Desta forma, se coloca na mesma linha das investigações organizadas por Barry Buzan e Amitav Acharya sobre as razões para não se considerar a existência de TRIs Não Ocidentais. O método utilizado nesta monografia foi o de Estudo de Caso, amparado na Teoria Crítica de Relações Internacionais, o que tornou possível pesquisar como os vietnamitas conseguiram manter o país independente e soberano, e passaram a reconstruir uma Nação arrasada por tantas guerras e catástrofes humanitárias. Conclui-se que o pensamento de Ho Chi Minh se configura como uma elaboração autóctone de uma TRI Não Ocidental.
Keywords: Relações internacionais não ocidentais
Vietnã
Ho Chi Minh
Citation: OLIVEIRA, Pedro de. Avaliação das formulações teóricas de relações internacionais do Vietnã, tendo como base o pensamento de Ho Chi Minh, como teorização não ocidental de relações internacionais. 2016. 62 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9077
Issue Date: Nov-2016
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21139078 Pedro de Oliveira.pdf701.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.