Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9161
metadata.dc.type: TCC
Title: Compartilhamento interno do conhecimento nas organizações
Authors: Guimarães, Gabriela Cristina
Abstract: As aceleradas mudanças que ocorrem no cenário empresarial mundial fazem com que as organizações de hoje tenham a preocupação em focar em outro ativo que não seja o físico e nem financeiro, e sim no conhecimento, como forma de se manterem competitivas. A gestão do conhecimento (GC) é uma das maneiras que a empresa tem de se manter no mercado que está cada vez mais competitivo. A GC é um processo, que começa com a criação e aquisição de conhecimento que depois é organização e armazenado, depois há o compartilhamento do conhecimento e por fim este conhecimento é aplicado nos diversos processos da organização. O foco deste artigo é no compartilhamento interno do conhecimento, que é a principal atividade nas “Organizações do Conhecimento” e sua prática é indispensável, pois de nada adianta dispor de conhecimentos importantes se não se promove a sua partilha, porém a cultura da empresa tem que ser positiva a sua implementação para que ela possa ser realizada com sucesso. O trabalho tem por finalidade analisar a importância do compartilhamento interno do conhecimento para as organizações e a influência da cultura organizacional no processo de compartilhamento. Onde seus objetivos específicos são: apresentar as abordagens teóricas sobre compartilhamento do conhecimento, mostrar a relevância do compartilhamento interno do conhecimento como forma de se obter vantagem competitiva e analisar as práticas do compartilhamento interno do conhecimento na Toyota, 3M, e Buckman, através de estudos de caso. Buscou-se mostrar a influência da cultura organizacional no processo de compartilhamento, as formas de compartilhamento, as práticas formais e informais, as dificuldades de compartilhamento e foi apresentado um modelo de compartilhamento do conhecimento proposto por Tonet e Paz. Isso foi possível graças à realização de uma pesquisa exploratória bibliográfica e análises de estudos de caso. Observou-se que quando a cultura da empresa é favorável e incentiva o compartilhamento, os colaboradores compartilham seu conhecimento tácito e explícito por meio da informação e da tradição e utilizam as práticas formais e informais, obtendo assim, vantagem competitiva para a organização.
Keywords: Gestão do conhecimento
Compartilhamento do conhecimento
Cultura organizacional
Vantagem competitiva
Citation: GUIMARÃES, Gabriela Cristina. Compartilhamento interno do conhecimento nas organizações. 2010. 25 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9161
Issue Date: Oct-2016
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20834974.pdf205.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.