Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9213
metadata.dc.type: TCC
Title: A expansão política do vaticano no cenário internacional a partir dos anos 80: o caso do sindicato solidariedade e a liberdade política no Leste Europeu
Authors: Medeiros, Ana Carolina Sampaio de
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre a influência da Igreja Católica, sob o comando do Papa João Paulo II, na queda do comunismo no Leste Europeu, dada a expansão política do Vaticano nos anos 80 e a relação com o sindicato Solidariedade. São textualizadas teoricamente as relações entre a Igreja e o Estado (Hobbes –Leviatã e Maquiavel –O Príncipe), bem como a criação do Estado do Vaticano e sua implicância para o cenário internacional, a ascensão de um Papa não Italiano, sua história de vida pessoal e dentro da Igreja e seus momentos até sua morte. Por último é feito um estudo de caso minucioso sobre a relação do Vaticano com a crise do Socialismo no Leste Europeu através da influência da Igreja Católica na nacionalidade polonesa, bem como o surgimento do sindicato Solidariedade.
Citation: MEDEIROS, Ana Carolina Sampaio de. A expansão política do vaticano no cenário internacional a partir dos anos 80: o caso do sindicato solidariedade e a liberdade política no Leste Europeu. 2005. 51 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9213
Issue Date: 2005
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9966520.pdf448.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.