Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9286
metadata.dc.type: TCC
Title: O paradigma de segurança internacional e nuclear no século XXI e as alternativas para o combate à proliferação de armas nucleares: o que mudou na política de segurança da potência hegemônica
Authors: Yassine, Amena Martins
Abstract: A presente pesquisa pretende analisar o paradigma de segurança do Séc XXI e as mudanças na política de segurança dos Estados Unidos para combater a proliferação de armas de destruição em massa, em especial a nuclear, depois do 11 de setembro de 2001. As dúvidas que instigaram essa pesquisa foram as que seguem: o sistema de segurança internacional e nuclear pode ser sustentável apenas com medidas que estejam centradas na não-proliferação horizontal de armas nucleares? Que tipos de desafios vive o sistema de segurança internacional e nuclear no Séc. XXI? Para responder a tais indagações, foram utilizadas as legislações mais relevantes nessa matéria, como o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, o Estatuto da Agência Internacional de Energia Atômica e a Carta das Nações Unidas, bem como a Declaração de Intenções da Iniciativa de Segurança contra a Proliferação e a Declaração sobre a Nova Estratégia de Segurança dos Estados Unidos da América. Recorreu-se ainda aos principais teóricos das Relações Internacionais que procuram entender a configuração de poder do mundo Pós-Guerra Fria.
Citation: YASSINE, Amena Martins. O paradigma de segurança internacional e nuclear no século XXI e as alternativas para o combate à proliferação de armas nucleares: o que mudou na política de segurança da potência hegemônica. 2004. 72 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9286
Issue Date: 14-Jun-2004
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20291864.pdf240.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.