Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatias, Alano Nogueira-
dc.contributor.authorJorge, Gabriel Rangel de Araújo-
dc.date.accessioned2016-11-16T18:51:52Z-
dc.date.available2016-11-16T18:51:52Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.identifier.citationJORGE, Gabriel Rangel de Araújo. A motivação no comportamento organizacional da matriz e de uma franquia da empresa Capital Steak House. 2008. 50 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9319-
dc.description.abstractO processo de motivação dos colaboradores de uma empresa é indispensável, tornando-se cada vez mais importante dentro do contexto organizacional no século XXI. Com o mercado apresentando, constantemente, maior competitividade, é de grande relevância a manutenção do alto nível motivacional dos apoiadores de uma empresa, já que se trata de um fator de diferenciação no crescimento organizacional. O presente estudo monográfico trata a motivação da equipe de funcionários, no comportamento organizacional da matriz e de uma franquia da empresa Capital Steak House situada na cidade de Brasília - DF. Apresenta como objetivo geral o conhecimento da relação entre o comportamento motivacional dos colaboradores de ambas as lojas. Foram descritos os fundamentos que abrangem o tema motivação, estudando os métodos utilizados, pelas lojas em questão para motivar seus colaboradores, foi identificado, ainda, se estes se sentem motivados e se demonstram importância a cerca do assunto abordado. No desenvolvimento da introdução e da metodologia são ponderados os métodos utilizados para a realização do estudo. O estudo também traz uma pesquisa de campo que foi realizada com 27 colaboradores da empresa, sendo 14 destes, funcionários da matriz e 13 da franquia. A pesquisa foi realizada por meio de questionário contendo 8 (oito) questões elaboradas de acordo com os objetivos específicos da pesquisa, seguindo a escala de Likert, contendo 5 (cinco) possibilidades de resposta. O referencial teórico aborda conceitos relativos à motivação e algumas das teorias conhecidas na literatura sobre comportamento organizacional. Os resultados mostraram que há uma grande diferença entre as lojas estudadas no que diz respeito ao comportamento motivacional dos colaboradores, evidenciando uma maior preocupação e valorização por parte dos gestores encontrados na franquia. Aqueles que trabalham na franquia mostraram estar mais motivados e, também, querer desempenhar suas funções na loja por vários anos, diferentemente daqueles que trabalham na matriz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-28T18:26:58Z No. of bitstreams: 1 20500360.pdf: 171227 bytes, checksum: 067516296e4e9dd1b4c991c242cb916e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-16T18:51:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20500360.pdf: 171227 bytes, checksum: 067516296e4e9dd1b4c991c242cb916e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-16T18:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20500360.pdf: 171227 bytes, checksum: 067516296e4e9dd1b4c991c242cb916e (MD5) Previous issue date: 2016-09-28en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectCapital Steak Housept_BR
dc.titleA motivação no comportamento organizacional da matriz e de uma franquia da empresa Capital Steak Housept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-09-28-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20500360.pdf167.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.