Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9319
metadata.dc.type: TCC
Title: A motivação no comportamento organizacional da matriz e de uma franquia da empresa Capital Steak House
Authors: Jorge, Gabriel Rangel de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Matias, Alano Nogueira
Abstract: O processo de motivação dos colaboradores de uma empresa é indispensável, tornando-se cada vez mais importante dentro do contexto organizacional no século XXI. Com o mercado apresentando, constantemente, maior competitividade, é de grande relevância a manutenção do alto nível motivacional dos apoiadores de uma empresa, já que se trata de um fator de diferenciação no crescimento organizacional. O presente estudo monográfico trata a motivação da equipe de funcionários, no comportamento organizacional da matriz e de uma franquia da empresa Capital Steak House situada na cidade de Brasília - DF. Apresenta como objetivo geral o conhecimento da relação entre o comportamento motivacional dos colaboradores de ambas as lojas. Foram descritos os fundamentos que abrangem o tema motivação, estudando os métodos utilizados, pelas lojas em questão para motivar seus colaboradores, foi identificado, ainda, se estes se sentem motivados e se demonstram importância a cerca do assunto abordado. No desenvolvimento da introdução e da metodologia são ponderados os métodos utilizados para a realização do estudo. O estudo também traz uma pesquisa de campo que foi realizada com 27 colaboradores da empresa, sendo 14 destes, funcionários da matriz e 13 da franquia. A pesquisa foi realizada por meio de questionário contendo 8 (oito) questões elaboradas de acordo com os objetivos específicos da pesquisa, seguindo a escala de Likert, contendo 5 (cinco) possibilidades de resposta. O referencial teórico aborda conceitos relativos à motivação e algumas das teorias conhecidas na literatura sobre comportamento organizacional. Os resultados mostraram que há uma grande diferença entre as lojas estudadas no que diz respeito ao comportamento motivacional dos colaboradores, evidenciando uma maior preocupação e valorização por parte dos gestores encontrados na franquia. Aqueles que trabalham na franquia mostraram estar mais motivados e, também, querer desempenhar suas funções na loja por vários anos, diferentemente daqueles que trabalham na matriz.
Keywords: Motivação
Comportamento organizacional
Capital Steak House
Citation: JORGE, Gabriel Rangel de Araújo. A motivação no comportamento organizacional da matriz e de uma franquia da empresa Capital Steak House. 2008. 50 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9319
Issue Date: Dec-2008
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20500360.pdf167.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.