Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9327
metadata.dc.type: Monografia
Title: Caracterização de lesões e avaliação da efetividade de um programa de fisioterapia preventiva em atletas amadoras de voleibol
Authors: Caricati, Bruna Lamenha Lins
Leal, Silvana Monteiro Fiquer
Abstract: O voleibol é atualmente um esporte bastante popular e bem-sucedido no mundo, encontrando-se hoje entre os cinco esportes mais praticados do mundo. O programa FIFA11+ é um programa de aquecimento direcionado para praticantes amadores de futebol com idade superior a 14 anos, de ambos os gêneros. Já o programa para goleiros, FIFA11+S, ainda não foi estudado, tornando o presente estudo pioneiro na sua utilização. Objetivo: Caracterizar lesões em atletas amadoras de voleibol e avaliar a efetividade de um programa preventivo de lesões nessas atletas, utilizando como base os programas de prevenção de lesões a partir do aquecimento FIFA11+ e FIFA11+S. Metodologia: Estudo clínico randomizado abordando duas equipes de voleibol da AABB-DF, divididas em Grupo A e Grupo B, cada um com grupo intervenção e grupo controle. O grupo intervenção A foi composto por 3 atletas, ficando assim 2 no grupo controle. Já o grupo B por 5 atletas no grupo intervenção e 4 no grupo controle. As atletas do grupo intervenção foram submetidas a realização do protocolo e instruídas a realizar sua rotina de atividades normalmente. Resultados: A efetividade do programa de prevenção de lesões proposto no presente estudo não foi comprovada, devido ao pequeno tamanho da amostra. Porém, como mostram os artigos citados neste trabalho, o programa FIFA11+ tem sua efetividade comprovada, ao reduzir a incidência de lesões em jovens jogadores de futebol segundo Owoeye et. al (2014) e, segundo Bizzini et. al (2013), por ter exercícios potencialmente efetivos na redução do risco de lesões. A lesão em atletas de voleibol pode ser reduzida com a realização do protocolo proposto, baseado na comprovação da efetividade do programa FIFA11 + por estudos anteriores. Conclusão: A análise das atletas realizada no estudo mostrou que as lesões mais frequentes ocorreram nas articulações do ombro e joelho, durante o treino e devido a sobrecarga; os gestos desportivos que mais geraram lesões foram o saque e o ataque; e o tempo de afastamento em decorrência da lesão foi de 15 a 30 dias. Apesar de o estudo não ter comprovado a efetividade das intervenções realizadas, as atletas confirmaram, de forma qualitativa, o não malefício do programa e a melhora do desempenho durante treinos e jogos após 12 intervenções.
Keywords: Lesão
Prevenção
Voleibol
Citation: CARICATI, Bruna Lamenha Lins; LEAL, Silvana Monteiro Fiquer. Caracterização de lesões e avaliação da efetividade de um programa de fisioterapia preventiva em atletas amadoras de voleibol. 2015. 48 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9327
Issue Date: 2015
Appears in Collections:FIS - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21343890.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.