Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9373
metadata.dc.type: Monografia
Title: Identidade nacional brasileira: a construção do Estado-Nação para as classes trabalhadoras da comunidade Candanga
Authors: Carvalho, Gizele Alves de
Abstract: O conceito de nacionalidade não está atrelado necessariamente ao nacionalismo. A partir deste princípio, surgiu-me o interesse de investigar o tema, delimitando o meu trabalho ao princípio que trata a questão da identidade nacional brasileira indagando os pressupostos da nacionalidade brasileira. O primeiro capítulo estabelece um diálogo entre Gilberto Freyre e Roberto DaMatta, de um lado, e a visão histórica marxista de Caio Prado Jr., como guia para a abordagem crítica referente à formação da sociedade brasileira. O Capítulo II descreve o resultado de minha pesquisa de campo no intento de compreender e interpretar o significado de nacionalismo da Comunidade Candanga e as suas perspectivas em relação ao Estado – nação. O Capítulo III fará uma breve apresentação da teoria do nacionalismo no sentido de estabelecer um elo entre os clássicos Eric J. Hobsbawm e Benedict Anderson engendrando uma nova concepção de nacionalismo brasileiro adaptada aos argumentos coletados.
Citation: CARVALHO, Gizele Alves de. Identidade nacional brasileira: a construção do Estado-Nação para as classes trabalhadoras da comunidade Candanga. 2005. 72 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9373
Issue Date: Nov-2016
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20182181.pdf520,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.