Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9413
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel da arbitragem nas relações internacionais: o Brasil no âmbito do Mercosul a partir do Protocolo de Olivos
Authors: Oliveira, Bruno Apolônio de Sousa
Abstract: Este trabalho pretende mostrar qual é o papel da arbitragem nas Relações Internacionais, mais especificadamente, o caso da arbitragem do Brasil no âmbito do Mercosul a partir do Protocolo de Olivos. O Protocolo de Olivos, promulgado em fevereiro de 2004, é o resultado da evolução do sistema de solução de controvérsias do Tratado de Assunção, bem assim, do Protocolo de Brasília. A relevância desta pesquisa está em mostrar a importância da arbitragem nas Relações Internacionais, principalmente naquelas de natureza comercial. Para responder às questões acima assinaladas, será realizada uma breve incursão quanto à adoção da arbitragem, como tentativa da solução dos eventuais conflitos decorrentes nas Relações Internacionais, desde o Tratado de Assunção até a inovação do Protocolo de Olivos, para a solução de controvérsias do Mercosul, pesquisando as novidades e os acontecimentos tópico por tópico. Para isto, foram realizadas entrevistas com pessoas que trabalham nessa área e autores renomados para tentarmos responder qual o papel da arbitragem nas Relações Internacionais, notadamente de caráter comercial.
Citation: OLIVEIRA, Bruno Apolônio de Sousa. O papel da arbitragem nas relações internacionais: o Brasil no âmbito do Mercosul a partir do Protocolo de Olivos. 2004. 93 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9413
Issue Date: 2004
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20065188.pdf353.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.