Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9443
metadata.dc.type: Monografia
Title: Análise da cultura organizacional do Sport Club Corinthians paulista com foco na retenção e manutenção de talentos nas categorias de base
Authors: Oliveira, Daniel Victor Tanus de
Abstract: Devido a crise financeira, a qual afeta as pessoas e empresas no Brasil, incluindo os clubes de futebol, encontrou-se a necessidade de implementar nas organizações, estratégias que as diferenciam dos concorrentes, que tenham o menor custo possível e ainda assim atinjam objetivos. Por isso o objetivo geral deste trabalho foi: analisar a cultura organizacional do Sport Club Corinthians Paulista com foco em retenção e manutenção de talentos nas categorias de base. Mais especificamente: descrever a história do Sport Clube Corinthians Paulista; explorar a cultura organizacional do clube; relacionar os processos de seleção, treinamento e avaliação com os resultados alcançados e verificar a percepção de candidatos que participaram do processo seletivo. Para estar entre os melhores em um mercado tão competitivo como o futebol, deve-se investir na contratação dos melhores funcionários (não só jogadores, mas também comissão técnica, gestores e diretores), por isso o investimento em categorias de base e a inserção de uma cultura organizacional forte, são uma alternativas viáveis para alcançar bons resultados. A cultura organizacional oferece aos colaboradores um senso de identidade com a empresa e comprometimento com os interesses da mesma. A partir de uma pesquisa exploratória e qualitativa, de coleta de dados com analise documental, entrevistas com pessoas que participaram das categorias de base do clube e análise de conteúdo percebeu-se que o Corinthians sempre foi um modelo em investimento e preocupação com a sua base, enfatizando os jovens talentos e toda estrutura que esses recebem até chegar á equipe profissional. Porém analisando os relatos dos jovens candidatos que passaram pela escolinha do próprio Corinthians, percebeu-se a existência de incoerência entre o que é divulgado pelo clube com o que realmente acontece. Por mais que as categorias de base façam sua parte de socialização das crianças e que usem, como chamariz o famoso nome do clube, as necessidades de trabalhar melhor a meritocracia e preocupar-se mais com a formação de bons atletas do que exclusivamente com o lucro, ainda existem.
Keywords: Cultura organizacional
Categoria de base
Gestão de pessoas
Processo
Crise financeira
Corinthians
Futebol brasileiro
Citation: OLIVEIRA, Daniel Victor Tanus de. Análise da cultura organizacional do Sport Club Corinthians paulista com foco na retenção e manutenção de talentos nas categorias de base. 2016. 27 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9443
Issue Date: Nov-2016
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21100191.pdf352.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.