Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9472
metadata.dc.type: TCC
Title: O consórcio de exportação como um instrumento para o crescimento das exportações das micro e pequenas empresas do Distrito Federal: o caso Brains
Authors: Pinto, Flávia Montandon Fagundes
Abstract: A partir de 1999, devido à desvalorização cambial e a estabilização da inflação, a exportação tornou-se muito rentável para o Brasil. Entretanto, as empresas brasileiras não possuíam informações suficientes com relação aos dados de comércio exterior, dificultando o ingresso no mercado internacional. Levando em consideração, a necessidade da formação de uma infraestrutura voltada para o mercado externo e a inexperiência das empresas brasileiras em relação a este mercado, o consórcio de exportação, entre outras formas de associativismo, passou a ser visto como um instrumento para solucionar estas dificuldades. Além disso, o consórcio possibilita a exportação de micros e pequenas empresas com custos reduzidos comparando com os gastos no caso de empresas que exportam individualmente. Neste trabalho, será analisado o consórcio de exportação, como solução para o aumento das exportações de micros e pequenas empresas do Distrito Federal, como também as instituições de apoio e o consórcio Brains, que é um caso de sucesso na área de exportação de software.
Citation: PINTO, Flávia Montandon Fagundes. O consórcio de exportação como um instrumento para o crescimento das exportações das micro e pequenas empresas do Distrito Federal: o caso Brains. 2003. 61 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2003.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9472
Issue Date: 2003
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9966838.pdf168.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.