Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9477
metadata.dc.type: TCC
Title: A comunidade internacional X o unilateralismo norte-americano: a cooperação internacional como forma de combate ao terrorismo
Authors: Nogueira, Patrícia Martins de Alencar
Abstract: Esse trabalho tem por objetivo estudar o fenômeno do terrorismo, que se apresenta inserido no contexto internacional, influenciando as políticas públicas dos Estados, tanto isoladamente, quanto de forma multilateral, de modo a afirmar a necessidade de uma cooperação internacional para seu combate, uma vez que o terror tem se tornado transnacional, global. Em um primeiro momento, o terrorismo é enfocado como um todo, de forma a apresentar como se dá sua manifestação no mundo, sendo então analisada a repercussão após os atentados de 11 de setembro de 2001, ressaltando-se a política unilateral norte-americana, e sua legitimidade frente aos outros Estados e às Organizações Internacionais. Por fim será apresentada a argumentação de que os Estados Unidos não podem, nem devem agir de maneira unilateral e que, para uma possível eliminação do flagelo do terrorismo, necessário se faz que haja uma cooperação internacional sob os auspícios da Organização das Nações Unidas e do Direito Internacional, tendo em vista que este conflito representa uma ameaça à paz e à segurança internacionais.
Citation: NOGUEIRA, Patrícia Martins de Alencar. A comunidade internacional X o unilateralismo norte-americano: a cooperação internacional como forma de combate ao terrorismo. 2003. 61 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2003.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9477
Issue Date: 2003
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20017281.pdf274.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.