Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9507
metadata.dc.type: TCC
Title: A representação da literatura erótica na construção da identidade social feminina: uma análise da trilogia cinquenta tons de cinza
Authors: Santos, Laylla Emanuella Neponuceno dos
Abstract: O presente estudo busca compreender a representação da literatura erótica na construção da identidade social feminina e, para atingir esse objetivo, foi analisado o fenômeno editorial Cinquenta Tons de Cinza. Outro objetivo é entender o motivo de a trilogia Cinquenta Tons de Cinza fazer tanto sucesso entre as mulheres, mesmo a história girando em torno de um romance sadomasoquista e machista. A trilogia vendeu mais de cem milhões de cópias em todo mundo, tornando-se um dos maiores sucessos relacionados a esse tipo de gênero literário. Diversas controvérsias surgiram em relação ao conteúdo presente na narrativa, uma vez que se trata de um romance sadomasoquista, em que há, portanto, uma submissa e um dominador, e que se tornou campeão de vendas em pleno século 21, após todo processo de emancipação feminina. O Trabalho de Conclusão de Curso busca responder questionamentos relacionados à influência que esse tipo de história pode exercer na vida de suas leitoras e como a leitura da trilogia pode refletir na construção da identidade social delas. No desenvolvimento do trabalho foi realizada uma contextualização do processo evolutivo da mulher ao longo dos anos. Para a análise, trechos dos livros da trilogia foram usados a fim de atingir o objetivo proposto no estudo, relacionando com a teoria previamente estabelecida.
Keywords: Cinquenta Tons de Cinza
Indústria cultural
Cultura da convergência
Literatura erótica
Representação feminina
Citation: SANTOS, Laylla Emanuella Neponuceno dos. A representação da literatura erótica na construção da identidade social feminina: uma análise da trilogia Cinquenta Tons de Cinza. 2016. 85 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9507
Issue Date: 2016
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21321453.pdf890 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.