Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9547
metadata.dc.type: TCC
Title: Estudo de caso: levantamento do perfil dos usuários das ciclovias de três regiões administrativas do Distrito Federal
Authors: Araujo, Maria Carolina Viegas de
Abstract: A bicicleta tem um importante papel no desenvolvimento sustentável de uma cidade. Comparada aos veículos automotivos, seu uso gera uma redução considerável de emissão de poluentes na atmosfera, contribuindo também para minorar a poluição acústica e visual. Do ponto de vista social, o uso da bicicleta no dia-a-dia oferece diversos benefícios, como o aumento da mobilidade urbana, a flexibilidade e a qualidade de vida de seus usuários. Esse tipo de transporte não motorizado também permite a aproximação de diferente classes sociais, gêneros e idades. No quesito economia, existem duas frentes importantes que são beneficiadas com o uso da bicicleta: a primeira é o próprio usuário, que conta com a possibilidade de redução de custos pessoais, tais como combustível, manutenção do automóvel, estacionamento, entre outros; a segunda está diretamente ligada à qualidade das cidades, com redução das dimensões das vias e menor investimento da manutenção dessas em função da diminuição dos veículos automotores. O Distrito Federal possui diversos fatores que favorecem a prática do ciclismo, como seu relevo pouco acidentado, período de chuvas bem marcado, mantendo o índice pluviométrico baixo durante o ano, e uma extensa malha cicloviária, contando com uma infraestrutura superior a 400km ao longo do território. Porém, mesmo com essas características, os ciclistas do Distrito Federal enfrentam diversos fatores limitantes ao utilizarem as ciclovias, como a falta de sinalização vertical e horizontal, infraestrutura bastante precária, seja por má execução dos projetos, como também pela falta de manutenção dos mesmos. Além disso, a falta de infraestrutura eficiente destinadas aos pedestres gera uma má utilização das ciclovias, forçando os ciclistas para as vias destinadas aos veículos motorizados. O presente estudo analisa o perfil dos usuários das ciclovias de três distintas Regiões Administrativas do Distrito Federal que possuem realidades socioeconômicas distintas além da visão de sua utilização, constatando perfis distintos de uso de acordo com cada RA investigada.
Keywords: Mobilidade urbana
Ciclovia
Bicicleta
Sustentabilidade
Citation: ARAUJO, Maria Carolina Viegas de. Estudo de caso: levantamento do perfil dos usuários das ciclovias de três regiões administrativas do Distrito Federal. 2016. 70 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9547
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21214061.pdf5.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.