Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9562
metadata.dc.type: TCC
Title: O “OFFSET” como dinamizador de transferências tecnológicas para o Brasil na área de defesa nacional em contratos internacionais de compra e venda de equipamentos
Authors: Santos, Wilson Ronaldo dos
Abstract: As compensações comerciais ou os chamados Acordos de Offset fazem parte da família de práticas do contra comércio e são progressivamente utilizadas nos grandes contratos de compras governamentais. Acredita-se que aproximadamente 40% do comércio mundial de bens e serviços estejam hoje relacionados a contratos com cláusulas de contrapartidas comerciais. No Brasil, essa prática ainda é pouco conhecida, mas constata-se que o offset tornou-se parte integrante de diversas negociações firmadas pelo Governo Federal e se tornou obrigatório desde 1992 nas aquisições do setor aeroespacial. Faz-se necessário, no entanto, que haja um maior comprometimento da área governamental para se vincular de forma permanente, esse mecanismo de contrapartida ao ambiente nacional, a fim de se produzir o avanço necessário e buscar diminuir o gap tecnológico existente entre as nações desenvolvidas e o Brasil.
Citation: SANTOS, Wilson Ronaldo dos. O “OFFSET” como dinamizador de transferências tecnológicas para o Brasil na área de defesa nacional em contratos internacionais de compra e venda de equipamentos. 2004. 165 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9562
Issue Date: 2004
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9967483.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.