Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9611
metadata.dc.type: TCC
Title: O limite entre o relativismo cultural e a aplicação universal dos direitos humanos: a questão da mutilação genital feminina
Authors: Lucena, Thaís Medeiros de
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Renata de Melo
Abstract: O propósito deste trabalho consiste em estudar o limite do Relativismo Cultural na aplicação universal dos Direitos Humanos, enfatizando a situação da mulher e a questão da Mutilação Genital Feminina. A violência contra as mulheres é uma realidade antiga encontrada nas mais distintas sociedades, religiões e nas diferentes nacionalidades. A Mutilação Genital Feminina (MGF), prática exercida há séculos em muitos países africanos, asiáticos e até mesmo americanos e europeus, tem sido um tema bastante discutido pelos defensores dos Direitos Humanos e que vem preocupando a sociedade internacional. A questão que surge está em até onde uma cultura pode prevalecer sobre os direitos e até onde os direitos humanos podem ser sobrepostos a culturas milenares. O estudo estará concentrado em localizar a mulher na história das idéias, analisar as origens, fundamentos e ações contra a Mutilação Genital Feminina e enfatizar os motivos sobre a questão existente entre o limite entre o Relativismo Cultural e a aplicação universal dos Direitos Humanos.
Citation: LUCENA, Thaís Medeiros de. O limite entre o relativismo cultural e a aplicação universal dos direitos humanos: a questão da mutilação genital feminina. 2005. 64 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9611
Issue Date: 2005
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20169753.pdf264.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.