Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9622
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bessa, Marco Aurélio Souza | - |
dc.contributor.author | Fialkoski, Renata Lino Bomfim | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-24T18:59:52Z | - |
dc.date.available | 2016-11-24T18:59:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FIALKOSKI, Renata Lino Bomfim. Análise de diferentes sistemas estruturais para a execução da cobertura da plataforma superior da rodoviária de Brasília. 2016. 130 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9622 | - |
dc.description.abstract | Nesse trabalho é realizada uma análise de diferentes sistemas estruturais para a execução da Cobertura da Plataforma Rodoviária de Brasília, inaugurada em 12 de setembro de 1960 e projetada pelo arquiteto Lúcio Costa. A motivação desse estudo é a atual situação da estrutura, que após 56 anos de existência apresenta várias manifestações patológicas, deformações excessivas, e ainda um grande desconforto visual causando uma intensa sensação de insegurança aos seus usuários. Para essa análise, são propostos seis modelos estruturais com três topologias distintas, sendo que os três modelos são subdivididos em rotulado parcialmente e sem rótulas. Estes modelos são dimensionados com o auxílio dos softwares Ftool, Viga Mista, Visual Metal e SAP2000 V17. Além disso, são realizadas inspeções visuais e verificações “in loco” a fim de analisar a necessidade de novos reparos e intervenções ou a possível demolição da Cobertura. Os resultados obtidos após o dimensionamento estrutural indicam que o modelo mais leve e com o menor consumo de aço é o Modelo 3 sem rótulas (M3SR), pois o seu peso total é de 102.362,54 Kgf. E se a estrutura não for demolida, é preciso reparar a edificação de forma que esta não possua mais manifestações patológicas e ainda atenda aos aspectos de segurança estrutural e do estado limite de deformações. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-11-24T18:42:28Z No. of bitstreams: 1 21450712.pdf: 5225540 bytes, checksum: a3b224fc0aafef091b8763845ee3367b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-24T18:59:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450712.pdf: 5225540 bytes, checksum: a3b224fc0aafef091b8763845ee3367b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-11-24T18:59:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450712.pdf: 5225540 bytes, checksum: a3b224fc0aafef091b8763845ee3367b (MD5) Previous issue date: 2016-11 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Rodoviária de Brasília | pt_BR |
dc.subject | Estrutura metálica | pt_BR |
dc.subject | Sistema estrutural | pt_BR |
dc.title | Análise de diferentes sistemas estruturais para a execução da cobertura da plataforma superior da rodoviária de Brasília | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-11 | - |
Appears in Collections: | ECI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450712.pdf | 5.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.