Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9647
metadata.dc.type: Monografia
Title: Aplicação do Estatuto de Roma: o problema da jurisdição do tribunal penal internacional à luz da teoria normativa das relações internacionais
Authors: Castanha, Alexandre Rojas Belli
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar os dispositivos constantes do Estatuto de Roma relativos ao processo de estabelecimento da jurisdição do Tribunal Penal Internacional (Tribunal ou TPI), criado a partir do mesmo. Um histórico resumido acerca do surgimento e estabelecimento do Tribunal também é fornecido nesse trabalho, como forma de esclarecimento em relação à natureza e origem de seu arcabouço normativo. Neste sentido, através de um ensaio comentado incrivelmente detalhado, serão abordadas as questões polêmicas em relação ao correto cumprimento dos artigos integrantes da Parte II do referido Estatuto, o qual versa a respeito da Jurisdição, Admissibilidade e Lei Aplicável para cada caso levado ao conhecimento do Tribunal. Partindo dos diversos conceitos abrangidos pela teoria normativa (sempre através de uma perspectiva crítica), sobretudo da oposição entre as correntes universalista e comunitarista, analisa a validade e o impacto da instituição de uma jurisdição de caráter relativamente universal para o TPI, examinando suas causas e possíveis consequëncias para as relações internacionais.
Citation: CASTANHA, Alexandre Rojas Belli. Aplicação do Estatuto de Roma: o problema da jurisdição do tribunal penal internacional à luz da teoria normativa das relações internacionais. 2003. 133 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2003.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9647
Issue Date: 2003
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20016545.pdf410.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.