Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9675
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Prestes, Zoia | - |
dc.contributor.author | Jubé, Úrsula Raquel Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-28T16:46:24Z | - |
dc.date.available | 2016-11-28T16:46:24Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | JUBÉ, Úrsula Raquel Ramos. Estudo das vivências infantis por meio da contação de história. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9675 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um estudo das vivências infantis por meio da contação de história. Com base nas ideias de Lev Semionovitch Vigotski sobre o conceito de vivência, faz-se uma breve análise sobre o desenvolvimento da imaginação na infância, apresentando as quatro formas de relação indicadas pelo autor entre fantasia e realidade. Em seguida, disserta-se sobre contação de história, sua origem e desenvolvimento na sociedade. Também, aborda o papel do contador e da literatura infantil ao longo dos séculos. Em seguida, faz uma análise do conceito de vivência nos estudos da psicologia histórico-cultural, fundamentalmente, nos estudos de Vigotski e, com base nos dados da pesquisa de campo, realiza-se uma análise das vivências das crianças envolvidas em três atividades de contação de histórias: com uma contadora profissional, com uma contadora não-profissional e com uma criança contadora. Nas atividades organizadas e observadas revelou-se um alto grau de inibição das ações das crianças causado pela primeira contadora, e um pouco menor pela segunda, sendo a atividade em que a criança era a contadora a única a permitir ações espontâneas e livres, podendo, assim, ocorrer partilha de vivências e enriquecimento das vivências coletivas ao longo da contação da história. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-11-25T18:01:34Z No. of bitstreams: 1 61200870.pdf: 686812 bytes, checksum: 48043fefdf28dce924b8d77169292ce8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-28T16:46:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61200870.pdf: 686812 bytes, checksum: 48043fefdf28dce924b8d77169292ce8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-11-28T16:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61200870.pdf: 686812 bytes, checksum: 48043fefdf28dce924b8d77169292ce8 (MD5) Previous issue date: 2016-11 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Vivência | pt_BR |
dc.subject | Vigotski | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.title | Estudo das vivências infantis por meio da contação de história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-11 | - |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61200870.pdf | 670.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.