Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPrestes, Zoia-
dc.contributor.authorJubé, Úrsula Raquel Ramos-
dc.date.accessioned2016-11-28T16:46:24Z-
dc.date.available2016-11-28T16:46:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationJUBÉ, Úrsula Raquel Ramos. Estudo das vivências infantis por meio da contação de história. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9675-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo das vivências infantis por meio da contação de história. Com base nas ideias de Lev Semionovitch Vigotski sobre o conceito de vivência, faz-se uma breve análise sobre o desenvolvimento da imaginação na infância, apresentando as quatro formas de relação indicadas pelo autor entre fantasia e realidade. Em seguida, disserta-se sobre contação de história, sua origem e desenvolvimento na sociedade. Também, aborda o papel do contador e da literatura infantil ao longo dos séculos. Em seguida, faz uma análise do conceito de vivência nos estudos da psicologia histórico-cultural, fundamentalmente, nos estudos de Vigotski e, com base nos dados da pesquisa de campo, realiza-se uma análise das vivências das crianças envolvidas em três atividades de contação de histórias: com uma contadora profissional, com uma contadora não-profissional e com uma criança contadora. Nas atividades organizadas e observadas revelou-se um alto grau de inibição das ações das crianças causado pela primeira contadora, e um pouco menor pela segunda, sendo a atividade em que a criança era a contadora a única a permitir ações espontâneas e livres, podendo, assim, ocorrer partilha de vivências e enriquecimento das vivências coletivas ao longo da contação da história.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-11-25T18:01:34Z No. of bitstreams: 1 61200870.pdf: 686812 bytes, checksum: 48043fefdf28dce924b8d77169292ce8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-28T16:46:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61200870.pdf: 686812 bytes, checksum: 48043fefdf28dce924b8d77169292ce8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-28T16:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61200870.pdf: 686812 bytes, checksum: 48043fefdf28dce924b8d77169292ce8 (MD5) Previous issue date: 2016-11en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectVigotskipt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.titleEstudo das vivências infantis por meio da contação de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2016-11-
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61200870.pdf670.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.