Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9704
metadata.dc.type: TCC
Title: Cooperação Técnica Internacional e Cooperação Sul-Sul promovidos pelo Governo Brasileiro em parceria com o PNUD: dois vetores de promoção do desenvolvimento
Authors: Rodovalho, Rafael Guimarães
Abstract: A Cooperação Sul-Sul (CSS) é uma das maneiras mais econômicas e promissoras dos países ditos emergentes manterem presença no cenário internacional como verdadeiros atores participativos da Cooperação Internacional (CI). A CSS é uma modalidade de Cooperação Técnica Internacional (CTI) que é praticada horizontalmente e cujos recursos aos projetos e países, não provem de doações exageradas por parte da comunidade internacional. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tornou-se um parceiro importante do Governo Brasileiro para melhor implementar políticas públicas deste país que podem ser replicadas em outros Estados também da parte Sul do planeta. Seus recursos são provenientes, principalmente, da fonte do Governo Federal. O Programa em questão possui escritórios físicos na maioria dos países membros da ONU, contando, ademais, com um sistema financeiro e de monitoramento de projetos universalmente usado, facilitando na execução dos projetos estratégicos para o Brasil via online.
Keywords: Organização das Nações Unidas
Cooperação técnica internacional
Cooperação Sul-Sul
Governo brasileiro
Citation: RODOVALHO, Rafael Guimarães. Cooperação Técnica Internacional e Cooperação Sul-Sul promovidos pelo Governo Brasileiro em parceria com o PNUD: dois vetores de promoção do desenvolvimento. 60 f. 2009. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9704
Issue Date: 2009
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20517669.pdf237.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.