Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9711
metadata.dc.type: Artigo
Title: Implementação de uma rede de escritórios de articulação para desenvolvimento da economia criativa no Brasil: um estudo baseado na pesquisa-ação com enfoque sistêmico
Authors: Lima, Eliomar Araújo de
Molinaro, Luis Fernando Ramos
Abstract: No momento em que o Brasil traz um novo alento à economia por meio de experiências no campo do desenvolvimento imaterial, faz emergir um leque de opções no âmbito cultural e criativo para amenizar os desafios postos ao modelo tradicional de desenvolvimento sócio-econômico. A implementação de espaços de articulação em rede, de alcance nacional, requer um modelo de governança e gestão capaz de lidar com as complexidades inerentes aos ecossistemas locais da economia criativa, preservando as singularidades de cada território e assegurando os princípios e o modelo organizativo definidos em nível federal. Partindo de uma estratégia de pesquisa-ação, foi possível identificar situações problemáticas que emergiram ao longo da implementação de um projeto de PD&I, proporcionando as constatações teóricas fundamentas na prática.
Keywords: Economia criativa
Pensamento sistêmico
Pesquisa-ação
Citation: LIMA, Eliomar Araújo de; MOLINARO, Luis Fernando Ramos. Implementação de uma rede de escritórios de articulação para desenvolvimento da economia criativa no Brasil: um estudo baseado na pesquisa-ação com enfoque sistêmico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS, 11, 2015, Franca. Anais... São Paulo: USP, 2015.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9711
Issue Date: 2-Aug-2016
Appears in Collections:RTR - Documentos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.