Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9773
metadata.dc.type: Monografia
Title: Realismo ofensivo na guerra do Paraguai: uma abordagem teórica sobre o maior conflito armado da história da América Latina
Authors: Aguiar, Estevam Rodrigues
Abstract: Análise, sob a ótica do Realismo Ofensivo, do maior embate bélico da história da América Latina: a Guerra do Paraguai. Pesquisadas as relações de poder existentes entre os estados da região platina no período que antecedeu a guerra, bem como sua importância para a deflagração do conflito. Através da incursão histórica e do levantamento de dados provenientes dos países participantes da guerra, foram comprovadas benefícios e limitações de uma abordagem teórica sobre um conflito histórico. As premissas da vertente ofensiva da teoria Realista foram aplicadas sobre o panorama sistêmico que regia as relações entre os países na época da guerra. Verificada a participação de atores externos e como se configurava a balança de poder no período anterior e durante a consecução do embate. A visão realista ofensiva foi utilizada como ferramenta para se entender o que levou os estados do Prata a recorrerem ao uso da força para a solução de suas controvérsias.
Keywords: Teoria e história das relações internacionais
Guerra do Paraguai
Realismo ofensivo
Theory and history of international relations
Paraguay war
Offensive realism
Citation: AGUIAR, Estevam Rodrigues. Realismo ofensivo na guerra do Paraguai: uma abordagem teórica sobre o maior conflito armado da história da América latina. 2008. 88 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9773
Issue Date: 2008
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20466486.pdf608,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.