Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9787
metadata.dc.type: Monografia
Title: O fenômeno da integração econômica regional na América do Sul e o começo da integração produtiva no âmbito do MERCOSUL
Authors: Freire, Marcelo Medeiros
Abstract: O presente estudo tem como objeto de pesquisa a análise do fenômeno da Integração Econômica Regional na região no Cone Sul latino-americano, com foco na Integração Produtiva no MERCOSUL, a qual vem ganhando notoriedade a cada dia. Primeiramente, será feita uma breve análise a respeito das teorias de integração econômica, partindo desde o seu conceito mais antigo, envolvendo a avaliação do sentido da palavra, até as definições de vários estudiosos sobre o que entendemos hoje por integração econômica. Em seguida, é apresentada uma breve análise acerca do MERCOSUL, desde o seu surgimento em 1991. São apresentados, também, diversas iniciativas, o projeto de integração produtiva do MERCOSUL e seus atores beneficiados que são, principalmente, as pequenas e médias empresas e as empresas dos países de menor tamanho econômico relativo.
Keywords: Integração econômica
Globalização
MERCOSUL
Integração produtiva
Economic integration
Globalization
MERCOSUR
Productive integration
Citation: FREIRE, Marcelo Medeiros. O fenômeno da integração econômica regional na América do Sul e o começo da integração produtiva no âmbito do MERCOSUL. 2009. 75 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9787
Issue Date: 2009
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20580037.pdf389,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.