Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9823
metadata.dc.type: Monografia
Title: A cooperação internacional no desenvolvimento e as políticas de saúde no Brasil: Alteração dos critérios de alocação de recursos no sistema das nações unidas na década de 1990
Authors: Bais, Débora Fialho
Abstract: O trabalho diz respeito ao processo de realocação de recursos destinados à cooperação internacional na década de noventa, focalizando as políticas de saúde no cenário internacional. Parte-se da suposição de que a falta de recursos internacionais para assistência ao desenvolvimento e a mudança nas agendas sociais das Nações Unidas fez com que houvesse uma mudança nos limites da cooperação internacional, bem como, na sua realocação de recursos. O trabalho está fundamentado na análise dos aspectos financeiros e orçamentários das agências especializadas e fundos do Sistema das Nações Unidas. Abordando assim, as novas formas de captação de recursos ocorridas no Sistema das Nações Unidas no que diz respeito à redefinição dos critérios orçamentários e a prioridade nas ações atuantes na área da saúde. Devido aos problemas ligados à saúde e à pobreza estarem propiciando uma maior disparidade entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, as novas diretrizes na questão do orçamento deveriam estar em pauta nas agendas de todos os atores internacionais a partir de então.
Citation: BAIS, Débora Fialho. A cooperação internacional no desenvolvimento e as políticas de saúde no Brasil: Alteração dos critérios de alocação de recursos no sistema das nações unidas na década de 1990. 2004. 61 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9823
Issue Date: 2004
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20075824.pdf520,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.