Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9828
metadata.dc.type: Artigo
Title: Desempenho em uma empresa de TV: a relação com o sucesso no processo seletivo
Authors: Queiroga, Fabiana
Eufrasio, Larissa de Queiroz
Abstract: Estudos apontam que quanto mais detalhado é o processo seletivo, maiores são as possibilidades de acertos na contratação de colaboradores para ocupação dos cargos, visto que o selecionador tem mais de uma oportunidade para conhecer o perfil do candidato e tentar prever a sua adesão ao cargo oferecido (Sackett & Lievens, 2008; Queiroga, 2009). Se para a organização a rotatividade dos colaboradores significa mais gastos com treinamento e desenvolvimento, para o candidato que foi selecionado significa uma falta de identificação com as atividades que são desenvolvidas. O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação entre as ferramentas de recrutamento e seleção, o desempenho e o resultado do trabalho de colaboradores. Os participantes foram selecionados por uma emissora de televisão brasileira, para que eles representassem cidades do DF através de vídeos que denunciavam e divulgavam notícias sobre suas comunidades. Dentre as ferramentas utilizadas, as provas de português, conhecimentos gerais e de raciocínio lógico, foram etapas que mediaram habilidades específicas dos candidatos (r de Pearson acima de 0,45 em cada ferramenta; p < 0,05). Por outro lado, a entrevista e a dinâmica de grupo e a análise do vídeo (utilizada como uma prova prática) não apresentaram relações significativas com o desempenho dos candidatos. Ao se analisar o conteúdo de tais ferramentas, observa-se pouco alinhamento entre elas e o desempenho esperado do candidato. A perguntas muito abertas e as atividades diversificadas da dinâmica de grupo realizada possivelmente influenciaram a falta de relação entre o processo seletivo e a avaliação de desempenho. Embora a prova prática exigida no processo seletivo tenha alinhamento com as tarefas esperadas pelos candidatos, o critério de avaliação do produto acabou prejudicando a sua efetividade, pois bastava que o vídeo pudesse ver visto com nitidez para que fosse bem avaliado.
Keywords: Seleção de pessoas
Perfil profissional
Desempenho no trabalho
Citation: QUEIROGA, Fabiana; EUFRASIO, Larissa de Queiroz. Desempenho em uma empresa de TV: a relação com o sucesso no processo seletivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO, 6., 2014, Bonito. Bonito: SBPOT, 2014.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9828
Issue Date: 14-Apr-2014
Appears in Collections:RTR - Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desempenho em uma empresa de TV - a relação com o sucesso no processo seletivo.pdf107.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.