Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9856
metadata.dc.type: TCC
Title: Proposta de implementação da ferramenta Balanced Scorecard numa escola de ensino fundamental
Authors: Almeida, Afra Maria Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Marcos André Sarmento
Abstract: O trabalho elaborado pretende analisar a ferramenta Balanced Scorecard que, na visão de Kaplan e Norton, seus criadores, têm como propósito traduzir a missão e a estratégia da empresa em um conjunto de medidas de desempenho e atuar como um sistema integrado de gestão e implementação da estratégia da organização. O trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta de implantação do Balanced Scorecard em uma escola de ensino fundamental. O estudo foi realizado por meio de referencial teórico sobre o tema e sobre a importância do uso dessa ferramenta como suporte no alinhamento dos processos gerenciais, o que permitiu chegar a conclusão de que a ferramenta, além de ser um sistema de avaliação de desempenho organizacional, é importante para a integração de medidas derivadas da estratégia, na implementação de novas estratégias e na avaliação de ativos intangíveis de uma organização, incluindo uma instituição educacional.
Keywords: Balanced Scorecard
Indicador de desempenho
Estratégia
Mapa estratégico
Citation: ALMEIDA, Afra Maria Vieira. Proposta de implementação da ferramenta Balanced Scorecard numa escola de ensino fundamental. 2008. 31 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9856
Issue Date: Nov-2008
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20151017.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.