Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9858
metadata.dc.type: TCC
Title: O sistema geral de preferências como incentivo às exportações brasileiras à União Europeia: obstáculos e perspectivas
Authors: Deus, Élida Nayara Dias de
Abstract: Este trabalho tem como finalidade demonstrar que, embora o Sistema Geral de Preferências (SGP) tenha sido instituído para ajudar os países em desenvolvimento a alcançar melhores níveis de desenvolvimento, promovendo exportações por meio do acesso preferencial aos mercados dos países desenvolvidos, condicionalidades vêm sendo estabelecidas pelos outorgantes, a exemplo da União Europeia, dificultando o acesso ao benefício e desvirtuando o sistema de seu objetivo inicial. A União Europeia, sendo um dos maiores mercados do mundo e um dos mais importantes concedentes do SGP (juntamente com Estados Unidos, Japão e Canadá), é o outorgante que mais impõe condicionalidades e obstáculos para obtenção do tratamento preferencial. Os dispositivos restritivos e de cunho protecionista inseridos no Esquema do SGP comunitário vêm ferindo os princípios que deram origem ao SGP, impondo medidas discriminatórias em prejuízo aos países beneficiários em vias mais avançadas de desenvolvimento, como o Brasil, levando a suspensão dos benefícios justamente para os setores em que o país apresenta nível significativo de competitividade.
Citation: DEUS, Élida Nayara Dias de. O sistema geral de preferências como incentivo às exportações brasileiras à União Europeia: obstáculos e perspectivas. 2003. 60 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9858
Issue Date: 2003
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9966733.pdf250.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.