Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9901
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Jaqueline Mesquita de | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-12T23:13:33Z | - |
dc.date.available | 2016-12-12T23:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jaqueline Mesquita de. A alfabetização nas séries iniciais: leitura e produção de texto. 2007. 41 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9901 | - |
dc.description.abstract | A atividade de leitura faz parte de todos os níveis educacionais das sociedades letradas. Ela inicia-se no período de alfabetização e nas séries iniciais do ensino fundamental, quando a criança passa a compreender o significado de mensagens através da escrita. Este trabalho pretende analisar a importância da leitura no processo de alfabetização em crianças do segundo ano do ensino fundamental. Objetiva, também, contribuir com os professores alfabetizadores, no sentido de promover em sala de aula um ambiente acolhedor, com práticas agradáveis, motivadoras e prazerosas e assim, facilitadoras da aprendizagem. A pesquisa se apoiou em estudos teóricos voltados para o campo da Psicologia e Filosofia aplicadas à educação e na abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento a entrevista direcionada aos professores e alunos de uma escola particular do DF. As categorias escolhidas para professores foram: O cotidiano Escolar no processo de alfabetização; A metodologia adotada no processo de desenvolvimento da leitura na alfabetização; Dificuldades e facilidades para formação de crianças leitoras; O estímulo para a criação do gosto pela leitura; O trabalho com a produção de texto; Dificuldades e facilidades encontradas ao trabalhar a produção de texto; e A relação da leitura com a produção de texto no processo da alfabetização. Para os alunos foram: O gosto pela leitura; Tipos de leituras preferidas; Histórias preferidas; Tipos de histórias lidas em sala de aula; O gosto pela escrita de histórias; Maneiras de escrever histórias; Escrita das histórias lidas ou narradas em sala; e Dificuldades ou facilidades para escrita de histórias. Ao final deste trabalho, ficou evidenciado que muitos professores articulam o desenvolvimento da leitura com a produção de texto no processo de alfabetização, mas de forma descontextualizada. Demonstram ter conhecimentos teóricos sobre o assunto, todavia desconhecem práticas favoráveis e significativas para formação de leitores conscientes e críticos para sociedade. Torna-se urgente uma ressignificação da leitura no cotidiano escolar, visando ações participativas e trocas significativas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-11-29T15:25:53Z No. of bitstreams: 1 20362425.pdf: 160420 bytes, checksum: d29aa9e3fa61f7df647171a5aefeb841 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T23:13:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20362425.pdf: 160420 bytes, checksum: d29aa9e3fa61f7df647171a5aefeb841 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-12-12T23:13:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20362425.pdf: 160420 bytes, checksum: d29aa9e3fa61f7df647171a5aefeb841 (MD5) Previous issue date: 2007 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | A alfabetização nas séries iniciais: leitura e produção de texto | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
dc.identifier.orientador | Montenegro Maria Eleusa | pt_BR |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20362425.pdf | 156.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.