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dc.contributor.authorSouza, Isabel Guimarães-
dc.contributor.authorPereira, Juarez Gomes-
dc.contributor.authorAlgarte, Luzia Clara-
dc.date.accessioned2016-12-12T23:24:19Z-
dc.date.available2016-12-12T23:24:19Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSOUZA, Isabel Guimarães; PEREIRA, Juarez Gomes; ALGARTE, Luzia Clara. Hiperatividade: uma problemática da sala de aula. 2005. 70 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9903-
dc.description.abstractNo contexto escolar é comum, ouvir queixas dos professores a respeito do comportamento de crianças que apresentam o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. O número de crianças que são consideradas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, parece aumentar a cada dia, sendo considerado que 3% a 5% de crianças em idade escolar, apresentam um conjunto de características ou sintomas que comumente é denominado de hiperatividade. Este transtorno causa mudanças fundamentais no comportamento, interferindo no processo interacional e educacional das crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivo, esclarecer as dúvidas referentes a estes comportamentos e as suas conseqüências na sala de aula. Conhecer a realidade da criança e do adolescente que apresenta este transtorno no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através de entrevistas com profissionais da educação. A análise do relato verbal destas entrevistas foi realizada. Os resultados apontam que muitos dos professores e profissionais desconhecem quais os comportamentos que são acarretados por este transtorno, confundindo com comportamentos indisciplinados e por questão de falta de limites. A conclusão indica é que o professor deve conhecer quais os comportamentos que são acarretados pelo transtorno do déficit de atenção. É necessário saber distinguir de outros comportamentos que acarretam o desajustamento na sala de aula, para saberem encaminhar para avaliação e intervenção psicopedagógica, além de modificar suas crenças para ajustar sua prática pedagógica à necessidade destes alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-12-02T16:40:46Z No. of bitstreams: 1 40253914.pdf: 1054056 bytes, checksum: 3e23bb7690bfc0b43b74c7f16bcfc530 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T23:24:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40253914.pdf: 1054056 bytes, checksum: 3e23bb7690bfc0b43b74c7f16bcfc530 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-12T23:24:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40253914.pdf: 1054056 bytes, checksum: 3e23bb7690bfc0b43b74c7f16bcfc530 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesadaptação escolarpt_BR
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atençãopt_BR
dc.titleHiperatividade: uma problemática da sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
dc.identifier.orientadorSalim, Cássia Mariapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

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