Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9903
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Isabel Guimarães | - |
dc.contributor.author | Pereira, Juarez Gomes | - |
dc.contributor.author | Algarte, Luzia Clara | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-12T23:24:19Z | - |
dc.date.available | 2016-12-12T23:24:19Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Isabel Guimarães; PEREIRA, Juarez Gomes; ALGARTE, Luzia Clara. Hiperatividade: uma problemática da sala de aula. 2005. 70 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9903 | - |
dc.description.abstract | No contexto escolar é comum, ouvir queixas dos professores a respeito do comportamento de crianças que apresentam o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. O número de crianças que são consideradas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, parece aumentar a cada dia, sendo considerado que 3% a 5% de crianças em idade escolar, apresentam um conjunto de características ou sintomas que comumente é denominado de hiperatividade. Este transtorno causa mudanças fundamentais no comportamento, interferindo no processo interacional e educacional das crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivo, esclarecer as dúvidas referentes a estes comportamentos e as suas conseqüências na sala de aula. Conhecer a realidade da criança e do adolescente que apresenta este transtorno no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através de entrevistas com profissionais da educação. A análise do relato verbal destas entrevistas foi realizada. Os resultados apontam que muitos dos professores e profissionais desconhecem quais os comportamentos que são acarretados por este transtorno, confundindo com comportamentos indisciplinados e por questão de falta de limites. A conclusão indica é que o professor deve conhecer quais os comportamentos que são acarretados pelo transtorno do déficit de atenção. É necessário saber distinguir de outros comportamentos que acarretam o desajustamento na sala de aula, para saberem encaminhar para avaliação e intervenção psicopedagógica, além de modificar suas crenças para ajustar sua prática pedagógica à necessidade destes alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-12-02T16:40:46Z No. of bitstreams: 1 40253914.pdf: 1054056 bytes, checksum: 3e23bb7690bfc0b43b74c7f16bcfc530 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T23:24:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40253914.pdf: 1054056 bytes, checksum: 3e23bb7690bfc0b43b74c7f16bcfc530 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-12-12T23:24:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40253914.pdf: 1054056 bytes, checksum: 3e23bb7690bfc0b43b74c7f16bcfc530 (MD5) Previous issue date: 2005 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desadaptação escolar | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção | pt_BR |
dc.title | Hiperatividade: uma problemática da sala de aula | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
dc.identifier.orientador | Salim, Cássia Maria | pt_BR |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40253914.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.