Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9906
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Alessandra Alves | - |
dc.contributor.author | Santos, Cristina Eurico de S. | - |
dc.contributor.author | Silva, Rosângela Vicente da | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-12T23:33:55Z | - |
dc.date.available | 2016-12-12T23:33:55Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Alessandra Alves; SANTOS, Cristina Eurico de S.; SILVA, Rosângela Vicente da. Contribuições da afetividade na intervenção pedagógica. 2006. 45 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9906 | - |
dc.description.abstract | Muito se fala acerca da importância da afetividade na relação professor-aluno. Porém, existem lacunas a serem preenchidas para a real efetivação dessa relação afetiva em nossas salas de aula. Como pode o professor vincular a afetividade a sua prática cotidiana? Que atividades beneficiam essa prática afetiva? Como articular concepções teóricas sobre afetividade às práticas pedagógicas, ao dia-a-dia em sala de aula? A presente pesquisa norteou-se na busca de respostas a essas questões. Teve como principal objetivo possibilitar um maior conhecimento sobre a relação entre a afetividade e a prática pedagógica, de modo a fornecer aos docentes contribuições de apoio à sua prática pedagógica. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa. O instrumento aplicado para levantamento de dados foi à entrevista semiestruturada, pois melhor se adequou às necessidades do trabalho, tendo como participantes quatro psicopedagogas que atuam na área de educação, no Distrito Federal. As categorias selecionadas para organização, análise e discussão dos dados foram as seguintes: O desenvolvimento da afetividade em sala de aula – atividades práticas; Estabelecendo relações afetivas com o chamado “aluno problema”; Contribuições da psicopedagogia nas relações em sala de aula; Estreitando e melhorando laços afetivos; Outras considerações. Os principais resultados da pesquisa foram que: é importante que os professores estabeleçam vínculos afetivos com seus alunos e também se destaca o valor de se trabalhar com atividades atrativas que despertem o interesse dos alunos, como, jogos, músicas, teatro, novelas; é necessário que o aluno confie no professor, sinta-se respeitado e apreciado. O trabalho com a auto-estima dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem também é uma importante contribuição; detectou-se a existência do medo e da insegurança, de alguns professores quando precisam buscar ajuda de profissionais como psicopedagogos; percebeu-se que ensinar é mais do que simplesmente transmitir informações. Precisa haver interações entre a docência e a discência, e o diálogo; para se formar cidadãos completos, saudáveis é necessário conhecer o que envolve o aluno e o seu desenvolvimento. Entre as diversas contribuições trazidas por essa pesquisa, destaca-se a necessidade dos docentes ampliarem seus horizontes e compreenderem seus alunos como pessoas, com necessidades e interesses diversos. O papel do docente vai além de transmitir informações; precisa haver uma interação entre os componentes do processo ensino-aprendizagem. A relação afetiva entre professor e aluno exerce papel fundamental, tanto para o desenvolvimento cognitivo como emocional de ambos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-12-01T17:35:45Z No. of bitstreams: 1 40356020.pdf: 211654 bytes, checksum: 8aac0b9de6f6ca2658aba8c1796d1003 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T23:33:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40356020.pdf: 211654 bytes, checksum: 8aac0b9de6f6ca2658aba8c1796d1003 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-12-12T23:33:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40356020.pdf: 211654 bytes, checksum: 8aac0b9de6f6ca2658aba8c1796d1003 (MD5) Previous issue date: 2006 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Emoção | pt_BR |
dc.subject | Sentimento | pt_BR |
dc.subject | Educação | - |
dc.title | Contribuições da afetividade na intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
dc.identifier.orientador | Montenegro, Maria Eleusa | pt_BR |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40356020.pdf | 206.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.