Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9908
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Edinaldo Dias | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Elaine Alves | - |
dc.contributor.author | Lopes, Elizabeth Cristina | - |
dc.contributor.author | Abreu, Juliana Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-12T23:36:03Z | - |
dc.date.available | 2016-12-12T23:36:03Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Edinaldo Dias et al. A orientação sexual nas séries iniciais. 2005. 145 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9908 | - |
dc.description.abstract | A sexualidade sempre teve espaço nas preocupações da escola. Não, às claras, mas veladamente, implicitamente, de modo não assumido, camuflado sob uma capa moral que exibe e exige o silêncio como forma de fomentar a repressão. Mais que uma preocupação, a sexualidade se mostra uma ocupação de toda a escola. Veladamente. No discurso, ela só aparece nas entrelinhas, não pode ser explicitada. Este estudo teve como objetivo verificar como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural. Para a coleta de dados foram selecionados 40 sujeitos de ambos os sexos, em diversas faixas etárias, professores do Ensino Fundamental da Escola Pública do Distrito Federal. Foi realizada entrevista estruturada á cada um dos sujeitos e analisado o relato verbal. Os resultados apontam que as experiências com a orientação sexual, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos - da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança inocente e assexuada, da família, da proteção - quanto de interdições as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo. Em relação aos comportamentos sexuais observados em sala-de-aula como beijos, exploração do corpo do colega, jogos sexuais, o educador pode pautar-se sobre os mesmos princípios que usa para outros comportamentos inadequados em aula, ou seja, demonstrar que entende a curiosidade, mas que a escola é um lugar onde deve-se respeitar a vontade dos outros e que estão lá para aprender, brincar, etc. Foi observado nos dados obtidos que os sujeitos acreditam que o educador não deve se omitir, ao contrário, deve orientar para brincadeiras e comportamentos adequados mas sem passar valores morais reprovadores como se a curiosidade fosse algo negativo, "feio" ou pecaminoso. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-12-01T17:31:23Z No. of bitstreams: 1 40300759.pdf: 1258952 bytes, checksum: 04e9fbcc9773b48b008c3314c80a8966 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T23:36:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40300759.pdf: 1258952 bytes, checksum: 04e9fbcc9773b48b008c3314c80a8966 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-12-12T23:36:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40300759.pdf: 1258952 bytes, checksum: 04e9fbcc9773b48b008c3314c80a8966 (MD5) Previous issue date: 2005 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A orientação sexual nas séries inicias | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
dc.identifier.orientador | Salim, Cássia Maria Ramalho | pt_BR |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40300759.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.