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dc.contributor.authorGonçalves, Márcia Oliveira Sta Cecília-
dc.contributor.authorOliveira, Sandra Luiza de-
dc.contributor.authorAlvares, Tânia de Oliveira de-
dc.contributor.authorOliveira, Vânia Benta Bonfim de-
dc.date.accessioned2016-12-12T23:38:04Z-
dc.date.available2016-12-12T23:38:04Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Márcia Oliveira Sta Cecília et al. A utilização de recursos para o ensino da literatura infanto-juvenil. 2005. 46 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9909-
dc.description.abstractA Literatura Infanto-juvenil, por ter sido originada na Europa, trazia consigo textos que não faziam parte da realidade brasileira, e sim formas de manipulação e controle sobre os filhos e alunos. Somente a partir do século XX, Monteiro Lobato dá início a uma nova concepção de Literatura Infanto-juvenil, onde a criança é vista como criança; seus medos, alegrias, fantasias, ansiedade e o seu cotidiano é valorizado e compreendido, o que faz com que suas obras sejam apreciadas por crianças e adultos. Hoje percebemos que o professor precisa dedicar-se mais no ato de contar histórias, pois é possível perceber que a criança não tem o hábito de ler e manusear livros, sendo necessário usar da criatividade a fim de estar buscando meios para resgatar esse hábito que é tão valioso e prazeroso. Percebemos que a utilização de recursos diversos, tais como: expressão corporal, entonação de voz, fantoche, dedoches, avental e outros são fundamentais para o resgate e o gosto em ler e ouvir histórias de Literatura Infanto-juvenil. Ao trazer a literatura para a sala de aula é necessário que o professor estabeleça uma relação dialógica entre o aluno, o livro, sua cultura e a realidade na qual está inserida. Além de contar história, é preciso criar condições para que a criança trabalhe a história a partir de seu ponto de vista. Para a realização da nossa pesquisa teórica e prática, que foram desenvolvidas em quatro escolas distintas, localizadas nas seguintes Regiões Administrativas: Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Planaltina e Santa Maria, com alunos na faixa etária entre quatro e quinze anos, o que nos deu uma visão do interesse de cada um diante das atividades propostas. Com a escolha de seis histórias que foram contadas com recursos diferentes, observamos que quando há recursos atrativos a criança interage e concentra-se no que está sendo transmitido, o que é prazeroso e estimula o gosto em estar lendo e manuseando livros de Literatura Infanto-juvenil. Percebemos que as crianças que têm maior faixa etária têm dificuldades de concentração e interesse. Sendo assim é necessário que pais e educadores estejam revendo suas posturas diante da relevância desse hábito que está sendo perdido e esquecido, devido às inovações tecnológicas que, no ponto de vista da maioria, é mais cômodo e divertido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-12-01T17:26:47Z No. of bitstreams: 1 40264015.pdf: 429529 bytes, checksum: 190b7b6d5cfe5d62bb0cc32e86e6605a (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFantasiapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.titleA utilização de recursos para o ensino da literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
dc.identifier.orientadorBrito, Antonio Cézar Nascimento dept_BR
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