Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Luíz Eduardo de-
dc.contributor.authorFonseca, Marcos Renato da-
dc.date.accessioned2016-12-12T23:45:33Z-
dc.date.available2016-12-12T23:45:33Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationARAÚJO, Luíz Eduardo de; FONSECA, Marcos Renato da. R.P.G no ensino de literatura infanto juvenil nas séries iniciais. 2005. 85 f. Monografia (Bacharelado em Pedagogia) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9913-
dc.description.abstractO objetivo da referida pesquisa é proporcionar uma nova abordagem do ensino da literatura infanto juvenil nas séries iniciais do ensino fundamental. Para isso é necessário o uso de uma ferramenta relativamente nova que explora o mundo dos jogos: O R.P.G. Esse trabalho visa orientar os profissionais de educação no uso desse recurso sendo ele uma via de múltiplas possibilidades tanto no ensino de ciências humanas quanto de exatas. São várias as sugestões de aplicação do R.P.G. nas séries iniciais do ensino fundamental e igualmente numerosos seus formatos tanto no fomento do hábito da leitura quanto no processo de aquisição de conhecimento. As atividades aqui relatadas aconteceram de forma prática e interativa de dentro do planejamento semanal do professor regente. O sistema de R.P.G empregado foi criado pelos professores/autores adotando regras simplificadas para a faixa etária em questão, de modo que posteriormente tal conjunto de regras poderá atingir níveis mais complexos conforme a série e idade e estágio de amadurecimento do aluno. O uso dos jogos de interpretação no meio escolar como ferramenta no processo de ensino aprendizagem possibilito uma nova visão das crianças frente às aulas de literatura e o hábito em si de ler. O R.P.G como uma ferramenta de ensino foi um divisor de águas nas classes onde foi aplicado, pois através de sua natureza interativa os alunos aumentaram os seu poder de assimilação dos conteúdos relacionados ao uso da leitura e o interesse pela literatura, tanto nos ambientes escolares quanto domésticos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-12-02T18:46:50Z No. of bitstreams: 1 40302027.pdf: 4546717 bytes, checksum: 1a067dd7ebc9a015c319c97c8b978e9a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-12T23:45:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 40302027.pdf: 4546717 bytes, checksum: 1a067dd7ebc9a015c319c97c8b978e9a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-12T23:45:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40302027.pdf: 4546717 bytes, checksum: 1a067dd7ebc9a015c319c97c8b978e9a (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectFerramentapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInterativapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleR.P.G no ensino de literatura infanto juvenil nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
dc.identifier.orientadorBrito, Antonio Cézar N.pt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40302027.pdf4.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.