Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9937
metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção dos consumidores sobre responsabilidade social empresarial
Authors: Nogueira, Pedro Henrique Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor: Castelo Branco, Gabriel
Abstract: ONG’s, governo e sociedade cobram constantemente das empresas investimentos em ações acerca do assunto. As empresas por sua vez, em busca de diferenciais competitivos devido à concorrência existente, investe cada vez mais em ações ligadas a responsabilidade social. Através das práticas de responsabilidade social empresarial – RSE, além de todos os benefícios sociais nele inserido, as empresas buscam dos consumidores um feedback positivo e valorização da empresa através das ações desenvolvidas. Sendo assim, este presente trabalho adota como tema a percepção dos consumidores sobre responsabilidade social empresarial. Através de uma pesquisa descritiva quantitativa foi realizado o levantamento das percepções por meio de aplicação de questionários aos consumidores de diversas regiões do Distrito Federal, visando como objetivo realizar a análise dessas percepções acerca da responsabilidade social empresarial. Pode-se concluir com este trabalho que os consumidores entrevistados se importam com a responsabilidade social empresarial e compreendem claramente o que vem a ser RSE. Além de demonstrarem a preocupação com as questões sociais, os consumidores pesquisados se inserem junto com governo e empresas na obrigação de desenvolver ações voltadas a responsabilidade social. Porém, não é conveniente afirmar que responsabilidade social embutida em produtos e serviços vem a ser um fator preponderante no momento da compra, mas sim um importante diferencial competitivo.
Keywords: Responsabilidade social empresarial
Percepção do consumidor
Marketing social
Citation: NOGUEIRA, Pedro Henrique Teixeira. Percepção dos consumidores sobre responsabilidade social empresarial. 2009. 60 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9937
Issue Date: 2009
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20707008.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.