Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9997
metadata.dc.type: Monografia
Title: Papel do coaching como ferramenta para o desenvolvimento da liderança
Authors: Côrtes Júnior, Damon
Abstract: A presente pesquisa foi realizada com base em uma abordagem exploratória e bibliográfica com o objetivo geral de verificar o papel do coaching no desenvolvimento da liderança nas organizações. Como objetivos específicos tem-se: identificar a importância do coaching para a organização; definir tipos de liderança e apresentar as abordagens e desenvolvimento de programas de coaching. A pesquisa apresenta, ainda, os processos de aprendizagem e a sua importância para a organização. Possibilita também conhecer conceitos básicos do programa de coaching, sua origem, competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento da liderança, pois o processo de aprendizagem em uma organização não só envolve a elaboração de novos mapas cognitivos que possibilitem a melhor compreensão do que está acontecendo em seu ambiente externo e interno, mas também a definição de novos comportamentos que comprovam a efetividade do aprendizado. Ou seja, o coaching é uma ferramenta essencial para o processo de autoconhecimento, e incentivador de habilidades já presentes nos profissionais. O coaching não é um processo apenas profissional, pois ele trabalha com a essência do ser humano em busca de resultados tanto pessoal quanto profissional.
Keywords: Organização
Aprendizagem
Coaching
Liderança
Citation: CÔRTES Júnior, Damon. Papel do coaching como ferramenta para o desenvolvimento da liderança. 2009. 37 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9997
Issue Date: 2009
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20550879.pdf282,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.