Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12774
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Mireli Pinto-
dc.date.accessioned2019-01-09T17:24:28Z-
dc.date.available2019-01-09T17:24:28Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Mireli Pinto. Questões de gênero, sexualidade e diversidade a partir da perspectiva de alunos/as. 2018. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12774-
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta como objetivo analisar os posicionamentos e opiniões de alunos/as em relação às questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, tendo como participantes seis alunos/as do ensino médio de escolas públicas e privadas, entre 16 e 18 anos, moradores/as da cidade de Formosa, situada no Estado de Goiás. A pesquisa envolveu a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas. Após a transcrição dos áudios gravados na pesquisa de campo, foram realizadas análises e interpretações das informações construídas, com base na análise de conteúdo temática. De forma específica, foram construídas três categorias analíticas temáticas. A partir da análise dos resultados, é importante destacar que todos/as alunos/as acreditam que é importante a discussão de temas como gênero, sexualidade e diversidade na escola. É imprescindível que a escola possa perceber e usar da melhor forma seu potencial transformador, construindo um ambiente acolhedor para proporcionar aos seus/suas alunos/as discussões que, para além do conteúdo acadêmico, forme cidadãos/ãs com senso crítico e respeito frente às diferenças encontradas no outro. Ainda existem poucas pesquisas acadêmicas voltadas para os discursos e opiniões dos/as próprios/as alunos/as, sendo assim, é importante destacar a relevância de mais produções acadêmicas que deem espaço aos/as estudantes, para que eles/as mostrem que conseguem ouvir e aprender muito, mas também, falar e ensinar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-09T17:19:10Z No. of bitstreams: 1 21446433.pdf: 1870724 bytes, checksum: a203c184bef2e4eae72eb75c91bf02ec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-09T17:24:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21446433.pdf: 1870724 bytes, checksum: a203c184bef2e4eae72eb75c91bf02ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-09T17:24:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21446433.pdf: 1870724 bytes, checksum: a203c184bef2e4eae72eb75c91bf02ec (MD5) Previous issue date: 2018-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGênero sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.titleQuestões de gênero, sexualidade e diversidade a partir da perspectiva de alunos/aspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-12-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21446433.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.