Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12774
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Mireli Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T17:24:28Z | - |
dc.date.available | 2019-01-09T17:24:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Mireli Pinto. Questões de gênero, sexualidade e diversidade a partir da perspectiva de alunos/as. 2018. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12774 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta como objetivo analisar os posicionamentos e opiniões de alunos/as em relação às questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, tendo como participantes seis alunos/as do ensino médio de escolas públicas e privadas, entre 16 e 18 anos, moradores/as da cidade de Formosa, situada no Estado de Goiás. A pesquisa envolveu a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas. Após a transcrição dos áudios gravados na pesquisa de campo, foram realizadas análises e interpretações das informações construídas, com base na análise de conteúdo temática. De forma específica, foram construídas três categorias analíticas temáticas. A partir da análise dos resultados, é importante destacar que todos/as alunos/as acreditam que é importante a discussão de temas como gênero, sexualidade e diversidade na escola. É imprescindível que a escola possa perceber e usar da melhor forma seu potencial transformador, construindo um ambiente acolhedor para proporcionar aos seus/suas alunos/as discussões que, para além do conteúdo acadêmico, forme cidadãos/ãs com senso crítico e respeito frente às diferenças encontradas no outro. Ainda existem poucas pesquisas acadêmicas voltadas para os discursos e opiniões dos/as próprios/as alunos/as, sendo assim, é importante destacar a relevância de mais produções acadêmicas que deem espaço aos/as estudantes, para que eles/as mostrem que conseguem ouvir e aprender muito, mas também, falar e ensinar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-09T17:19:10Z No. of bitstreams: 1 21446433.pdf: 1870724 bytes, checksum: a203c184bef2e4eae72eb75c91bf02ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-01-09T17:24:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21446433.pdf: 1870724 bytes, checksum: a203c184bef2e4eae72eb75c91bf02ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-09T17:24:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21446433.pdf: 1870724 bytes, checksum: a203c184bef2e4eae72eb75c91bf02ec (MD5) Previous issue date: 2018-12 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gênero sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.title | Questões de gênero, sexualidade e diversidade a partir da perspectiva de alunos/as | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-12 | - |
dc.identifier.orientador | Madureira, Ana Flávia do Amaral | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21446433.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.